Ciclo de palestras “Temas da Civilização Islâmica” começa em São Paulo discutindo orientalismo em relação à mulher árabe

Sex, 11/11/2016 - 17:49
Publicado em:

Teve início na última terça-feira (8) o ciclo de palestras “Temas da Civilização Islâmica”, promovido pelo Instituto da Cultura Árabe em parceria com a Livraria Martins Fontes, em São Paulo. A coordenação é de Heloisa Abreu Dib Julien.
 
A bailarina, professora e mestre em cultura árabe Marcia Dib abriu o ciclo com o tema “Mulheres árabes como ‘Odaliscas’: uma imagem construída pelos ocidentais”, em relação a como a mulher oriental ganhou uma imagem erotizada, representada como uma "odalisca" passiva e disponível. “Na verdade as mulheres árabes sempre foram muito ativas e, além do mais, as odaliscas eram as escravas dos haréns, e não alguém da família. Além disso, as fantasias a respeito dos haréns, sempre mostrados como lugares luxuosos e luxuriantes ganhou forma através dessas pinturas, sempre muito elaboradas, porém longe da realidade”, explicou Marcia.

Ela pontuou que harém é o termo usado para o lugar exclusivo para a família, onde estranhos não podem entrar; e existem em várias casas árabes, não apenas em palácios. Ou seja, muitas dessas pinturas retratam a mulher e seu cotidiano de maneira equivocada e preconceituosa.
 
“É importante a atualidade desse tema. A gente viu nas pinturas, depois na dança e na representação da mulher árabe, que a gente pode estender até os dias de hoje. Ele (o tema do Orientalismo) só se veste de maneiras diferentes, mas, no fundo, é a mesma coisa”, afirmou Marcia ao portal ICArabe.
 
Marcia Dib ressalta o interesse do público pelo tema. “Um público que vem descansado (no período da tarde), tranquilo, deu para a gente conversar bastante”, disse ela, que também viu surpresa como reação dos cursistas. “Todas as questões do orientalismo são revestidas de muito glamour. A gente, às vezes, não consegue perceber o conteúdo daquilo, fica vendo a forma, e não percebe que o conteúdo é uma mensagem totalmente equivocada”, declarou.
 
Confira abaixo as próximas sete palestras do ciclo:
 
·         22/11, às 14h30 – “A arte nos palácios da Síria: danças e música” – Marcia Dib
·         22/11, às 19h30 – “Palácios Árabes: do califado de Damasco ao sultanado de Granada parte 1” – Plinio Freire
·         23/11, às 19h30 – “Palácios Árabes: do califado de Damasco ao sultanado de Granada parte 2” – Plinio Freire
·         28/11, às 14h30 – “Povos beduínos da Síria: cotidiano e arte” – Marcia Dib
·         29/11, às 19h30 – “A tapeçaria persa - O pavão, a rosa e a trama” – Plinio Freire
·         08/12, às 19h30 – “A controvérsia das caricaturas do Profeta Maomé” – Plinio Freire
·         14/12, às 19h30 – “Delacroix no Marrocos: um outro Orientalismo?” - Ana Beatriz Demarchi Barel
 
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509 – Tel. 11 2167-9900 (metrô Brigadeiro)
Convênio com estacionamentos: R. Manoel da Nóbrega, 88 ou 95
 
Investimento: R$ 30 (10% de desconto acima de 4 palestras)
As inscrições podem ser feitas com antecedência aqui no site ou no dia das palestras.
Hiperlink: http://www.icarabe.org/Proximas-Palestras-Civilizacao-Islamica