Desenho do Líbano integra festival brasileiro

Qua, 26/10/2016 - 10:13

Aurea Santos/ANBA

O curta Samt (Silêncio) faz parte da programação do 24º Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil. Evento ocorre de 25 a 30 de outubro no Rio e de 02 a 06 de novembro em São Paulo.

O curta de animação Samt (Silêncio), do Líbano, integra a programação do 24º Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil, que ocorre de 25 a 30 de outubro no Rio de Janeiro, e de 02 a 06 de novembro em São Paulo.

A produção de 15 minutos do diretor Chadi Aoun é o único filme árabe no festival este ano. A história se passa na cidade fictícia de Ghabra, onde o silêncio impera e qualquer forma de expressão pode ser punida com a morte. A ideia da obra é abordar a questão da liberdade de expressão no mundo árabe e também da repressão causada por sua busca.

Segundo o estúdio que produziu o desenho, o Yelostudio – Afac, “a obra toca na ampla realidade de uma juventude árabe que herdou sistemas políticos, sociais e econômicos decadentes e que teve que encontrar uma maneira de expressar suas vozes por meio das recentes manifestações que ainda sacodem a região na esperança de um mundo melhor”.

Samt (Silêncio) faz parte de uma seleção de mais de 400 filmes de 45 países escolhidos para participar do Anima Mundi. O festival também terá produções dos Estados Unidos, Turquia, Irã, Canadá, Holanda, Argentina, Moçambique, Portugal e Austrália, entre outras nações.

O festival conta ainda com encontros com animadores convidados de diversas partes do mundo. Um deles será Leo Matsuda, animador brasileiro que trabalha no Walt Disney Animation Studios desde 2008. Matsuda integrou a equipe de animações como ‘Operação Big Hero’ e ‘Detona Half’. No Anima Mundi, ele irá apresentar seu primeiro curta: ‘Trabalho Interno’.

Os filmes do Anima Mundi serão exibidos em diferentes locais em cada cidade. A programação completa está disponível no site http://filmes.animamundi.com.br.