Exposição mostra face feminina no Líbano

Seg, 05/03/2018 - 22:52
Publicado em:

 

Fotos feitas pelo libanês Hassam Ammar apresentarão mulheres em posição de força e coragem no país. Brasileiras foram clicladas e imagens poderão ser vistas até 19 de março.

Uma exposição de fotos abriu na segunda-feira (5) no Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute, para mostrar como vivem algumas mulheres no Líbano, entre elas as brasileiras que moram no país. São apresentadas 27 imagens feitas pelo fotógrafo libanês Hassan Ammar sob o título “A arte de ser mulher no Líbano”. 

As fotos estamparão mulheres em protestos, mulheres em desfiles, mulheres em campos no Vale do Beeka, entre outras situações. A idealizadora e curadora é a brasileira Viviane Carvalho, que foi quem convidou Ammar para integrar o projeto.

Primeiro foram fotografadas mulheres brasileiras, de diferentes religiões, e vivendo em regiões diversas no país árabe. Estas imagens resultaram em uma exposição anterior “Mulheres Brasileiras no Líbano”. Da mostra que será aberta fazem parte algumas destas imagens, mas também foram incorporadas fotos feitas por Ammar de mulheres em geral pelo país árabe.

A curadora, Viviane Carvalho, natural de Brasília, é engenheira civil e mestre em Administração Pública. Ela mora atualmente no Líbano, onde criou a revista eletrônica “Connection Beirut” e atua em projetos voltados para a comunidade brasileira local.

O fotógrafo Ammar trabalha para a Associated Press (AP) desde 2008 e já fez parte da equipe da Agence France Presse (AFP) e do jornal A’Safir. Ele cobriu com registro fotográfico conflitos no Irã, Iraque e no Líbano, além de manifestações populares na Líbia, Bahrein e Egito. Ammar também fotografou eventos esportivos, entre eles a Copa do Mundo de 2014, que ocorreu no Brasil, e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A exposição “A arte de ser mulher no Líbano” faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março. A inauguração da mostra será no dia 5 de março no final da tarde, para um público restrito, e será aberta para visitação geral no dia 6 de março, no horário de funcionamento do Centro Cultural Brasil-Líbano, das 10h às 20h. Ela seguirá até o dia 19 de março. 

Serviço:

Exposição de fotos
“A arte de ser mulher no Líbano”
De 5 a 19 de março de 2018 (visitação a partir de 6 de março)
No Centro Cultural Brasil Líbano
Das 10h às 20h
Entrada gratuita