2017

 

 

  1. Apoio do Icarabe para a exibição do filme Io sto con la sposa, no Cine Olido, 23/01, pelo procurador Cyro Saadeh, com a participação em debate do refugiado sírio Talal Altinawi e do advogado da Caritas, Daniel Bertolucci TORRES.

     
  2. Realização da palestra Influência de Avicena, ministrada pelo diretor do ICArabe e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Jamil Iskandar, no Esporte Clube Sírio, dia 10 de junho.

     
  3. Lançamento do livro Al Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina, pela diretora de Comunicação e Imprensa do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Soraya Misleh, 08 de junho, no Teatro Tuca/PUC, e apresentação, 14 de julho, às 19h30, no bar e espaço cultural Al Janiah, em São Paulo, com participação em debate do professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Reginaldo Nasser.
     
  4. 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema (9-16/08), com apoio da Fambras, Cinesesc e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

     
  5. Espetáculo Al-Mutamid, foi uma co-realização da Câmara Árabe de Comércio, sendo um sucesso de público e a primeira vez em que a música erudita árabe foi palco de apresentação na Sala SP (12/08).

     
  6. Participação de José Arbex Jr. e Arturo Hartmann no curso: Oriente Médio e Política Internacional (19/08- 25/11), organizado por integrantes do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais da PUC-SP (GECI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU).

     
  7. Em novembro de 2017, também recebemos o cientista político sírio Anis Nacrour, em evento na Unifesp.

     
  8. Fomos apoiadores do Festival de Cinema Libanês, promovido pelo ICBL (Instituto de Cultural Brasil Líbano) que ocorreu na Reserva Cultural e no Espaço Itaú, tendo a fundadora, Soraya Smaili, participado de encontro e debate com cineastas libaneses.

 

2016

 

  1. ICArabe promove a 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, em parceria com o Sesc-SP, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural São Paulo e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, com programação de mais de 30 filmes e diversas atividades abertas ao público, como debates com convidados nacionais e internacionais. Agosto. 

 

  1. Realização do Ciclo de Conversas sobre a Cultura Árabe e Islâmica, em parceria com a Livraria Martins Fontes, com entrada aberta ao público:
  • De Sykes-Picot aos nossos dias – as fronteiras no Oriente Médio - Salem Nasser
  • O pavão, a rosa e a trama – A tapeçaria persa - Plínio Freire
  • Ficção, Memória e História - Milton Hatoum
  • Poesia Árabe e suas traduções no Brasil - Michel Sleiman
  • Mulheres árabes como “Odaliscas”: uma imagem construída pelos ocidentais - Marcia Dib
  • O véu e o conflito da visibilidade - Plinio Freire
  • Cinema Árabe na atualidade - Geraldo Adriano Campos
  • Desafios de correspondentes em zonas de guerra: coberturas no Oriente Médio - Samy Adghirni
  • A estação final do "processo de paz" na Palestina: o debate sobre 1 ou 2 Estados - Arturo Hartmann
  • Um novo modo de fazer a guerra: A economia política do terrorismo e do contra-terrorismo - Reginaldo Nasser
  • As raízes dos conflitos no Oriente Médio - Igor Fuser

 

  1. Curso “Pérsia Antiga”, com Plínio Freire Gomes. Realização do Núcleo de Cursos, 08 a 29 de junho (4 aulas), Auditório da Livraria Martins Fontes, São Paulo.

 

  1. Curso “Música Árabe: Expressividade e Sutileza”, com Márcia Dib. Realização do Núcleo de Cursos, 06 a 27 de setembro (4 aulas), Auditório da Livraria Martins Fontes, São Paulo.

 

 

 

2015

 

  1. ICArabe, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e com apoio do Grupo Bandeirantes promovem o Concurso de Cinema “Os Árabes e a 25 de Março”.

 

  1. ICArabe apoia a exposição fotográfica inédita no Brasil “Uma longa jornada”, organizada pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). O presidente do Instituto, Salem Nasser, foi um dos debatedores da mesa redonda de abertura, “Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil”.

 

  1. ICArabe promove Diwan, encontro de arte árabe com contação de histórias, música ao vivo e danças folclóricas, no SESC Itaquera. A iniciativa foi realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o SESC, sob a coordenação da bailarina e professora de danças árabes, Marcia Dib.

 

  1. ICArabe apoia debate de encerramento da exposição “Uma Longa Jornada”, sobre refugiados da Palestina, no Centro Cultural São Paulo, com participação do então diretor cultural do Instituto, Geraldo Adriano Godoy de Campos.

 

  1. O presidente do ICArabe, Salem Nasser, realiza a palestra “Direito Islâmico” no Supremo Tribunal Federal, no projeto “Sexta com Excelência”.

 

  1. ICArabe promove a 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, em parceria com o Sesc-SP, o Sesc-Glória (ES), o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural São Paulo e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Esta edição foi a maior já realizada, com uma programação de mais de 30 filmes e diversas atividades abertas ao público, como debates com convidados nacionais e internacionais e encontros musicais em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. A mostra ocorreu de 12 de agosto a 20 de setembro.

 

  1. ICArabe apoia campanha da ONU, realizada pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) no Brasil pela educação de crianças em Gaza.

 

  1. A exposição fotográfica “Uma Longa Jornada”, promovida pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) com apoio do ICArabe, chega ao Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro.

 

  1. ICArabe participa de evento da Cátedra Edward Said (o diretor de Comunicação do Instituto, Arturo Hartmann, e o curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema, Geraldo Adriano Godoy de Campos) palestram no encontro “O Oriente que nos é Próximo: Viagens e Histórias de Ontem e de Hoje.

 

  1. ICArabe apoia campanha do Lar Sírio Pró-Infância para ajudar os refugiados e evento de distribuição de doações.

 

  1. Assembleia do ICArabe elege membros da Diretoria - José Farhat assume a presidência do Instituto em substituição a Salem Nasser.

 

  1. Participações de diversos Diretores do ICÁrabe em entrevistas e debates nas mídias impressas e televisivas (p.ex. Rádios Jovem Pan e CBN, Revista Brasileiros, Painel e Sem Fronteiras da Globonews, jornal A Folha de São Paulo, dentre outros), durante 2015.

 

2014

 

  1. Lançamento do logo comemorativo ao 10º aniversário de fundação do Icarabe.

 

  1. Apoio ao encontro “Arte, política e a Primavera Árabe” com o artista e educador egípcio Shady El Noshokaty, curador da Bienal de Veneza em 2011 e criador da Fundação ASCII de Arte Contemporânea, organizado por Demétrio Portugal e Jonaya de Castro, com participação do antropólogo Massimo Canevacci– Biblioteca Mário de Andrade – 28 de janeiro

 

  1. Projeto “Premiere ICÁrabe” em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo, estreando com o filme “Nem sempre me vesti assim” da diretora Betty Martins – 03 de fevereiro

 

  1. Participação no Ciclo de Cinema Árabe no Rio de Janeiro, em parceria com o Cine Fértil (que promove o LAIFF - LatinArab International Film Festival) e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – de 25 a 28 de abril.

 

  1. Palestra de Salem Nasser a jornalistas da editoria de notícias internacionais do jornal Folha de São Paulo, sobre o Irã e Oriente Médio – Auditório da Folha- 29 de abril

 

  1. Lançamento do Concurso de Cinema “Os árabes e a 25 de março”, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira – 12 de maio

 

  1. Destaque no Portal G1, Nota de Repúdio ao sequestro de jovens mulheres na Nigéria – 15 de maio/14.

 

  1. Participação no Colóquio Internacional “Realidades e Perspectivas Socioculturais e Econômicas na América Latina: relações com o Líbano e o Oriente Médio” – Universidade Saint-Esprit de Kaslik, Líbano – 15 e 16 de maio

 

  1. Viagens ao Líbano, França (Festival de Cannes) e Argentina para estabelecimento de contatos e diversos e curadorias para a mostra de cinema. Maio e junho/14

 

  1. Apoio à criação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, criada em conjunto pela Unifesp e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) – 10 de junho/14.

 

  1. Parceria com a ECLA – Espaço Cultural Latino Americano para realização de sarau com a poetisa palestina Farah Chamma, 27 de junho.

 

  1. Participação no Ciclo de Cinema Árabe, na Feira Pan-Amazônica do Livro – Belém-PA – de 30 de maio a 08 de junho

 

  1. Recepção e organização de doações de livros em árabe e português, versando sobre poesia, história da coletividade sírio-libanesa, biografias e história do Oriente Médio e Povos Árabes.

 

  1. Lançamento da Cátedra Edward Said de Estudos Pós-Coloniais da UNIFESP, em parceria com a UNIFESP com a presença de Mariam Said e Prof. Saad Chedid – 22 e 23 de julho.

 

  1. Encontro “Um chamado por Gaza, o legado de Edward Said”, em parceria com o Movimento Palestina para Tod@s (Mopat) e Biblioteca Mário de Andrade, com a presença de Mariam Said – 24 de julho

 

  1. Visitas em companhia de Mariam Said e Prof. Saad Chedid ao Secretário de Cultura da cidade de São Paulo, ao Secretário de Cultura do Estado de São Paulo e à Sala São Paulo. Junho

 

  1. Realização da 9ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineSesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial da América Latina, Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo – de 13 de agosto a 16 de setembro, São Paulo

 

  1. Participação de Salem Nasser no debate “A Questão da Palestina: as relações Israel-Palestina e o papel da comunidade brasileira” – Biblioteca Mário de Andrade – 21 de agosto

 

  1. Debate no evento “Cinema Latino-Arabe”, com as participações de Diogo Faggiane, diretor do filme Bashar, Lucas Mandacaru, diretor do filme Dona Rosa, Betty Martins, diretora do filme Nem Sempre Me Vesti Assim, e com convidado especial Edgardo Bechara, do Cine Fértil (Buenos Aires), mediado por Geraldo Adriano Godoy de Campos – Memorial da América Latina – 22 de agosto

 

  1. Organização de apresentação musical na Sessão “Diálogos Árabes-Latinos” da 9ª Mostra, com Raouf Jemni, Claudio Kairouz e Junior Pita - Memorial da América Latina – 25 de agosto

 

  1. Visita em companhia de Elias Khoury, maior escritor do Líbano na atualidade, à Rua 25 de Março e Mercado Municipal – 28 de agosto

 

  1. Encontros com Samer Bisharat, ator do filme OMAR, com Marianne Khoury, diretora egípcia do filme Zelal – CCBB-SP, em 30 de agosto e na Biblioteca Mário de Andrade em 02 de setembro

 

  1. Debate sobre o tema “O campo como condição: o lugar dos refugiados na política contemporânea”, no CCBB-SP – 13 de setembro.

 

  1. Debate com Reginaldo Nasser e Arturo Hartmann, no encerramento da 9ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema – Centro Cultural São Paulo – 16 de setembro

 

  1. Participação na Campanha de Ajuda a Refugiados no Brasil, em parceria com o ADUS – Instituto de Reintegração do Refugiado, com apoio da Cátedra Sergio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Observatório do Terceiro Setor – setembro

 

  1. Palestra de Salem Nasser no lançamento do Instituto de Estudos Geopolíticos do Oriente Médio, cujo apoio é da Federação das Entidades Árabe Brasileiras (Fearab).

 

  1. Apoio cultural à equipe de produção da TV Globo, para a minissérie “Dois Irmãos”, baseada na obra de Milton Hatoum, por indicação de Mounir Maasri.

 

  1. Participação na 1ª Semana e Forum de Solidariedade ao Povo Palestino, 27 de novembro a 12 de dezembro.

 

  1. Palestras proferidas por Salem Nasser e Mohamed Habib, na 2ª edição do programa de aperfeiçoamento e atualização de diplomatas “O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado”, promovido pela FAMBRAS - Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Brasília, 01 a 05 de dezembro.

 

  1. Participações de diversos Diretores do ICÁrabe em entrevistas e debates nas mídias impressas e televisivas (p.ex. Rádios Jovem Pan e CBN, Revista Brasileiros, Painel e Sem Fronteiras da Globonews, jornal A Folha de São Paulo, dentre outros), durante 2014.

 

 

2013

 

  1. Curso “Orientalismo e seus reflexos no presente. Como o mundo aprendeu a olhar os árabes”. Espaço Câmara Árabe, São Paulo/SP, 21 de maio a 25 de junho.

 

  1. Realização da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, CineSesc e Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, de 15 a 01 de setembro e Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, de 04 a 16 de setembro.

 

  1. Encontro com o diretor Emad Burnat e Jibreel Burnat (protagonista) do filme “Cinco Câmeras Quebradas”, CineSesc, São Paulo, 18 de agosto.

 

  1. Pré-estreia nacional do filme “A Última Estação” do diretor brasileiro Márcio Curi e do roteirista Di Moretti, CineSesc, São Paulo, 19 de agosto.

 

  1. Encontros com o ator Nabil Asli, protagonista dos filmes “O Arrependido” e “Normal!”, CineSesc, São Paulo e CCBB – SP, 22 e 24 de agosto.

 

  1. Encontros com a diretora Hanan Abdalla do filme “À Sombra de um Homem”, CCBB – SP e CCBB – RJ, 31 de agosto e 04 de setembro.

 

  1. Participação de Geraldo Campos no júri do LatinArab International Film Festival (LAIFF), realizado pelo Cine Fértil, parceiro do ICArabe em Buenos Aires, Argentina, 1 a 11 de novembro.

 

  1. Palestras proferidas por Salem Nasser e Mohamed Habib, no programa de aperfeiçoamento e atualização de diplomatas “O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado”, promovido pela FAMBRAS - Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Brasília, 25 a 29 de novembro.

 

  1. Participação como palestrante de Salem H. Nasser, no evento A percepção do outro, uma reflexão do seminário “Diálogo das Civilizações”, coordenado e organizado pela artista plástica Denise Milan e pela Profª. Dra Olgária Matos, Biblioteca Mário de Andrade e na Tenda Cultural Ortega y Gasset, na USP, 9 e 10 de dezembro.

 

  1. Manutenção e aprimoramento do site, continuidade e regularidade da newsletter, uso de rede sociais (Tweeter, Facebook), realização de entrevistas, elaboração de artigos.

 

  1. Coordenação de entrevistas e debates nas mídias impressa e televisiva, tais como Rádio CBN, Rádio Jovem Pan, Revista Brasileiros, GloboNews Painel, GloboNews Sem Fronteiras, jornal Folha de S. Paulo, dos quais participaram vários diretores do ICarabe

 

2012

 

  1. Apoio ao Curso Introdução ao Mundo Árabe: panorama histórico, a questão do petróleo e o cenário atual, realizado pela faculdade Dom Domênico, tendo como fundamentos informações disponibilizadas em cursos do ICArabe, Guarujá, São Paulo. Março.
     
  2. Exposição Amazônia, um olhar sem fronteiras, com fotos de Jacques Menassa e pinturas de Iryna Novytska- Zein. Apoio ICArabe, Centro de Estudos e Culturas da America Latina (CECAL) e Biblioteca Central da Universidade Saint-Esprit de Kaslik – USEK. Biblioteca Central - Campus principal da USEK, Líbano. 18 a 30 de abril.
     
  3. Curso Revoluções no Mundo Árabe Islâmico: Regimes Políticos, Síria e Irã com 5 aulas e debate, realizado pelo Núcleo de Cursos, Espaço Cultural do Instituto Cervantes, São Paulo, 11 a 25 de junho.
     
  4. Debate Literatura e Liberdade com a participação do poeta sírio Adonis e do escritor franco-libanês Amin Maalouf durante a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. Mediação Alexandra Lucas Coelho e participação de Michel Sleiman, presidente do ICARABE. Paraty, Rio de Janeiro. 6 de julho.
     
  5. Lançamento do livro Poemas do poeta sírio Adonis, com tradução para o português de Michel Sleiman pelo ICArabe e Companhia das Letras. Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, São Paulo. 09 de julho.
     
  6. Encontro aberto ao público com o escritor franco-libanês Amin Maalouf, promovido pelo ICArabe, Consulado Geral da França em São Paulo, Editoras Difel e Record e Livraria da Vila. Livraria da Vila, São Paulo. 11 de julho.
     
  7. Apoio no lançamento do longa metragem Constantino de Otávio Cury, CineSESC, julho.
     
  8. 7a Mostra Mundo Árabe de Cinema, com apresentação de 32 produções e realização de encontros e debates inéditos com diretores estrangeiros e nacionais, com a curadora e com as diretoras culturais da mostra. Parcerias estruturais e especiais do CineSESC, Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo, Cinemateca Brasileira, Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Centro Cultural Banco do Brasil. São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ. 26 de junho a 22 de julho.
     
  9. Debate Mundo Árabe e Mundo Muçulmano: Enlaces Sociais e Subjetivos, no ciclo “Imigrantes e Refugiados: deslocamentos em um mundo em crise”, participação de Soraya Smaili, Miriam Debieux Rosa, Christian Ingo Lenz Dunker. Agosto, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo. 7 de agosto.
     
  10. Apoio no Curso Profissionalizante de Danças Orientais, coordenado por Cristina Antoniadis e realizado pela Pandora Espaço de Danças, São Paulo fevereiro a junho.
     
  11. Realização de entrevistas, elaboração e artigos e coordenação de entrevistas e debates nas mídias impressa e televisiva, dos quais participaram vários diretores do ICarabe, Diretoria de Imprensa e Divulgação.
     

2011

  1. Atividade lítero-musical, Árabes em São Paulo com palestra de Soraya Smaili e Oswaldo Truzzi, dentro do evento São Paulo: seus povos e suas músicas, realizado pela Biblioteca Mário de Andrade e Prefeitura de São Paulo, com o apoio do ICArabe, Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, 29 de janeiro.
     
  2. Atividade Cultural e debate – A Mulher Palestina e a Ocupaçãocom a exibição de  lmes e debates, realização do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Árabe do ICArabe, Mopat e Oboré. Espaço Matilha Cultural. 10 de fevereiro.
     
  3. Curso Países Árabes: Conjuntura Atual e Perspectivas”, com 8 aulas e debate, realizado pelo Núcleo de Cursos, Espaço Cultura - Ação Educativa, de 21 de março a 13 de abril.
     
  4. Lançamento do livro O Outro Lado do Muro de Fernanda Campagnucci. Mesa- redonda com a autora e Soraya Misleh. Livraria da Vila - Fradique, 29 de março.
     
  5. Diwan 2011 Exílio e Levante, realização do Núcleo de Literatura, Centro Cultural São Paulo e Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.
     
  6. Mostra de  lmes e Exposição de fotogra as Palestina Vida e Sangue de Aline Baker, realizada pelo Núcleo de Exposições, UNICAMP - Casa do Lago, Campinas, 15 de maio a 10 de junho.
     
  7. Debate Palestina no contexto atual das revoluções do mundo árabe, organizado pelo Espaço Cultural Casa do Lago, UNICAMP, em parceria com o ICArabe,tendo a participação dos diretores Mohamed Habib, José Farhat, Murched Taha e Soraya Misleh, Espaço Cultural Casa do Lago, UNICAMP, Campinas, 1o de junho.
     
  8. Mostra Expressões da Revolução,com exposição do fotógrafo tunisiano Hamideddine Bouali, debates, exibição de  lmes e documentários, realização de Matilha Cultural, ICArabe, Festival Medrar (Cairo) e Cinemateca Francesa, Matilha Cultural, São Paulo, 18 a 22 de maio.
     
  9. 6a Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema, realizada pelo Núcleo de Cinema em parceria com CineSesc, Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Casa Árabe de Espanha, com o apoio de embaixadas e consulados. Encerramento com encontro com a diretora tunisiana Raja Amari, com mediação de Aimar Labaki, na Cinemateca Brasileira, São Paulo, entre 16 e 29 de junho.
     
  10. Apoio à Mostra de Cinema Árabe, realizada pelo Centro Cultural do Banco do Brasil, Brasília, 28 de junho a 10 de julho, com exibição do  lme “Satin Rouge” e debate com a diretora Raja Amari, Brasília, 27 de junho.
     
  11. Mostra de Cinema Casa UNA de Cultura e Exposição Palestina Vida e Sangue de Aline Baker e Rogerio Ferrari, realizada pelo Núcleo de Exposições, Casa UNA de Cultura, Belo Horizonte, 8 a 15 de julho.
     
  12. Apoio aolançamento do Curta- metragem promocional Campo da Paz, com direçãoe roteiro de Gilmar Rodrigues, realização Txucarramãe.
     
  13. Participação na Sessão Averroes do 4o Ciclo de Cinema e Re exão “Aprender a viver, aprender a morrer”, em promoção conjunta com o Instituto Cervantes de São Paulo, Instituto Vladimir Herzog, Centro da Cultura Judaica, KOINONIA, Casa da Reconciliação, Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Cinemateca Brasileira, OBORÉ e Grupo MAIS com a exibição do documentário Os Sábios de Córdoba e debate, Cinemateca Brasileira, em São Paulo, 11 de setembro.
     
  14. Palestra Os Arabismos Tabu no Português e demais Romances Ibéricos com Prof. Federico Corrientes e debate, realizada pelo Núcleo de Literatura, Instituto Cervantes, São Paulo, 21 de outubro.
     
  15. Curso Mundo Árabe: Conjuntura Atual e Análise de Cenários, com 5 aulas e debate, realizado pelo Núcleo de Cursos, Espaço Câmara Árabe, São Paulo, de 27 de outubro a 24 de novembro.
     
  16. Exibição do  lme Budrus e debate com a diretora Julia Bacha, realizada pelo Núcleo de Cinema, Instituto Cervantes e PUC-SP, São Paulo, 26 de outubro.
     
  17. Lançamento do livro Eu matei Sherazade de Joumana Haddad, em parceria com a Editora Record e Casa do Saber, com debate com a escritora, Casa do Saber e Livraria da Vila, 8 de novembro.
     
  18. Mostra de Cinema Árabe, Semana do Povo Palestino, realização do Núcleo Edward Said de Direitos Humanos, Matilha Cultural, 25 de novembro a 1o de dezembro.
     
  19. Exibição do  lme Sobre Futebol e Barreiras e encontro com os diretores Arturo Hartmann, Lucas Jutiniano e J. Menezes, João C. Assumpção, na Matilha Cultural, 1o de dezembro, durante Mostra de Cinema Árabe.
     
  20. Realização do debate A questão palestina hoje: estado, resistência e direitos humanos, pelo Núcleo Edward Said de Direitos Humanos, dentro da Semana do Povo Palestino, tendo como participantes Jamal Juma (coordenador do Movimento Internacional “Stop the Wall”), Abla Saadat (ativista de direitos humanos), Leila Khaled (União Nacional de Mulheres e Conselho Nacional Palestino) e do sociólogo Emir Sader, Instituto Cervantes, São Paulo, 29 de novembro.
     
  21. Ciclo de Cinema Espaços de Oriente Médio, com colaboração da Casa Árabe de Espanha e Instituto Cervantes, Auditório do Instituto Cervantes, São Paulo, 9 a 14 de dezembro.
     
  22. I Mostra de Cinema Árabe de Guarulhos, na semana do Povo Palestino, realizada pelo Núcleo de Cinema, com apoio da Prefeitura de Guarulhos, Teatro Padre Bento, Cineclube Adamastor, Adamastor Pimentas/UNIFESP, Guarulhos, São Paulo, 25 de novembro a 01 de dezembro.
     
  23. Apoio cultural na Sessão Cinema Árabe do Esporte Clube Sírio, realizada durante o ano, aos sábados.
     
  24. Manutenção e aprimoramento do site, continuidade e regularidade da newsletter, uso de rede sociais (Tweeter, Facebook), realização de entrevistas, elaboração e artigos e coordenação de entrevistas e debates nas mídias impressa e televisiva, dos quais participaram vários diretores do ICarabe, realizadas pela Diretoria de Imprensa e Divulgação.
     
  25. Participação no 4th UNAOC Forum (Fórum Anual da Aliança das Nações Unidas, tendo como representante José Farhat, Diretor de Relações Nacionais e Internacionais, Doha, Qatar, 11 a 13 de dezembro.


2010

 

  1. Apoio ao evento Cultura no Dia da Terra, em 30 de março de 2010, realizado no Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri - Vila Mariana - e pelo Movimento Palestina Para Todos. Exibição do  lme “A Porta do Sol” (Bab El Shams, 2004) dirigido por Yousry Nasrallah, seguido de debate.

  2. Casa Palestina no Fórum Social Mundial, programação de  lmes elaborada com a colaboração do ICArabe. 25 a 29 de janeiro, Rio Grande do Sul.

  3. ICArabe: cinco anos de promoção e divulgação da cultura árabe no Brasil, celebração em comemoração do 5o aniversário de fundação do Instituto. Presença de cerca de 150 convidados. Lançamento dos novos portal e newsletter e realização de Dîwân. Esporte Clube Sírio, 27 de abril.

  4. Sessão Cinema Árabe, mostra anual de cinema árabe do Esporte Clube Sírio. Parceria cultural do Instituto da Cultura Árabe. Aos sábados, entrada franca, durante o ano de 2010.

  5. Palestina: vida e sangue
    - Mostra de  lmes e exposições fotográ cas de Aline Baker
    e Rogério Ferrari. Parceria ICArabe e Espaço Cultural Casa do Lago (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp). 29 de abril a14 de maio.

  6. Curso “O Oriente Médio Árabe: passado recente e con gurações atuais”. Realização do núcleo de cursos, 8 de junho a 6 de julho (5 aulas), Espaço Câmara Árabe (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira).

  7. Realização do evento A mulher Árabe no Cinema com a exibição de  lmes e debates, pelo Núcleo de Estudos sobre a Mulher Árabe do ICArabe, e Cinemulher, com a presença de mais de 50 pessoas. Centro Cineclubista de São Paulo. 12 de junho.

  8. Exibição do  lme “O conhecimento é o começo” e mesa de re exões com Soraya Smaili, José Luiz del Roio e Marcus Vinicius de Andrade, na Sessão Averroes – Cinema e Re exão. Realização Cinemateca Brasileira, Hospital Premier/Grupo e Oboré, com apoio cultural do ICArabe. Cinemateca Brasileira, 28 de junho.

  9. IV Mostra Imagens do Oriente – Clássicos do Cinema Egípcio, realização ICArabe, CineSesc - SP, Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, Embaixada Árabe do Egito e Cear-USP. Produções exibidas na Galeria Olido, Cinemateca Brasileira e CineSesc. 24 de junho a 11 julho.

  10. I Mostra Mundo Árabe de Cinema – Goiânia. Co-realização Centro Cultural Eldorado dos Carajás e ICArabe, Centro Municipal Goiânia Ouro – Cine, Goiânia/ Goiás. 27 e 28 de agosto.

  11. V Mostra Mundo Árabe de Cinema
    realizada no CineSesc, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Cinemulher, Esporte Clube Sírio e Clube Atlético Monte Líbano. Em parceria com a Casa Árabe
    de Espanha, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Prefeitura de São Paulo, Centro Cultural da Espanha, apoio de embaixadas e consulados. 02 a 29 de setembro.

  12. Mês daCultura Árabe no Centro Cultural da Juventude (CCJ) da Prefeitura Municipal de São Paulo em conjunto com a Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo. Realização de eventos diversos: palestras, dança, música, poesia,  lmes e debates. Setembro.

  13. Curso “Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos”. Realização do Núcleo de Cursos, Espaço Câmara Árabe (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira). 14 de outubro a 11 de novembro (5 aulas).

  14. Realização de Assembléia Geral para eleição e posse da nova diretoria para a gestão 2010-2012. Clube Homs. 26 de outubro.

  15. Realização do Diwan Poesia de Adonis, em homenagem ao poeta. Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Hall da Casa das Rosas.17 de novembro.

  16. Semana do Povo Palestino com a exibição de  lmes e debates, realização do Núcleo de Estudos Edward Said do ICArabe, Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes e Matilha Cultural. Espaço Matilha Cultural. 3 a 5 de dezembro. Apoio ao lançamento do livro Árabes no Rio de Janeiro uma identidade plural de Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto. Palácio da Cidade / RJ. 15 de dezembro.

  17. Lançamento do livro Na senda das noites de Christiane Damien e palestra de Mamede Jarouche, tradutor das Mil e Uma Noites. Livraria da Vila - Fradique, 16 de dezembro.


2009
 

  1. Curso “Re exões Sobre o Mundo Árabe Contemporâneo” e Mostra de Cinema Árabe Contemporâneo. Realização do núcleo de cursos. 12, 13 e 19, 20 de março, na Associação Comercial do Paraná, Curitiba.
     
  2. Evento Cine-Debate: Palestina, um drama contemporâneo. Arte e resistência no cinema palestino hoje. 09 a 30 de março. Organização: Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, da Universidade Candido Mendes, Centro Cultural FASE – Casa Hercílio Esteves, Rio de Janeiro.
     
  3. Curso “A História da Palestina e os Desa os da Atualidade”. Promovido pela Boitempo Editorial, Instituto da Cultura Árabe e Programa de Estudos Pós-graduados em História/ Núcleo de Estudos de História: Trabalho ideologia e poder/ PUC-SP. 23 a 24/03 e 02/04 abril, na Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.
     
  4. Reunião com o Secretário da Cultura de São Paulo Sr. Carlos Augusto Callil – março. Pauta: apoio às Mostras do ICArabe.
     
  5. III Imagens do Oriente
    - Mostra de Cinema e Exposição fotográ ca Outono em Cabul, de 27 de maio a 01 de junho de 2008, Centro Cultural São Paulo, CineSESC, Galeria Olido.
     
  6. Durante parceria na realização da III Imagens do Oriente - Mostra de Cinema, o Canal de TV Aljazeera entregou ao ICArabe troféu por serviços prestados na divulgação da Cultura Árabe em reconhecimento como entidade idônea e legítima representante desta cultura no Brasil.
     
  7. I Mostra de Cinema Árabe da Faculdade de Letras/UFRJ - 24 e 25 junho. Realização: Departamento de Letras Orientais e Eslavas da UFRJ e ICArabe. Palestra: Michel Sleiman, UFRJ, Rio de Janeiro.
     
  8. Curso “História Oral de Vida Imigrante: Comunidade e Identidade. Realização do núcleo de cursos com promoção pelo Centro de Estudos sobre a Imigração Árabe no Brasil – Al-Máhjar, 13 a 17 de julho, (5 aulas), Espaço Câmara Árabe (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira).
     
  9. Delegação para participar do Seminário Internacional de Mídia sobre a Paz no Oriente Médio, organizado pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas - DPI, com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 27 e 28 de julho, Rio de Janeiro.
     
  10. IV Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada de 31 de agosto a 07 de setembro, CineSESC, Galeria Olido, Centro Cultura São Paulo e Esporte Clube Sírio. Em parceria com a Casa Árabe de Espanha, Câmara de Comércio
     
  11. Árabe Brasileira, Prefeitura de São Paulo, Centro Cultural da Espanha, apoio de embaixadas e consulados.
     
  12. Apoio ao 1o Simpósio de Arabistas Luso-Brasileiros, organizado pela Área de Árabe da USP e Setor de Estudos Eslavos e Orientais da UFRJ, Universidade Federal Rio de Janeiro, nos dias 31/08 a 02/09, Rio de Janeiro.
     
  13. Curso “Panorama da Cultura Árabe II”. Realização do núcleo de cursos. 15/10 a 26/11 (7 aulas), Espaço Câmara Árabe (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira).
     
  14. 1a Mostra de Cinema do Lar Druzo com apresentação de dois  lmes do acervo do Icarabe, em 25 de outubro.
     
  15. Promoção de mostra itinerante de cinema, dedicada à comunidade palestina, em cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Santa Maria. Foram apresentados 03  lmes do acervo. 03 a 07 de novembro.
     
  16. Exibição do  lme A Carta de Sara na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, promovida pelo Icarabe e pelo Exmo. Sr. Deputado Estadual Said Mourad, em 27 de novembro.
     
  17. Parceria com o Departamento de Filoso a da Universidade de Brasília para a realização da Semana em Solidariedade ao Povo Palestino, com apresentação de quatro  lmes do acervo, de 23 a 27 de novembro.
     
  18. Lançamento da 4a, 5a e 6a edição da Revista Tiraz do Centro de Estudos Árabes da USP, em 01 de dezembro na Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

2008

 

  1. Reunião com o Secretário da Cultura de São Paulo, Sr. Carlos Augusto Callil– fevereiro. Pauta: apoio às Mostras do ICArabe e questão da sede.
     
  2. Reunião na Procuradoria da República com Dra. Adriana Fernandes. Pauta: Denúncia sobre sites da internet contendo racismo, em 14 de março.
     
  3. Exibição de  lmes e roda de conversa sobre Palestina. Casa de Cultura Santa Tereza, Embu das Artes, 1o de março.
     
  4. Palestra com Senador Eduardo Suplicy sobre “Visita ao Iraque e o Programa de Renda Mínima”. Coordenação: Núcleo de Estudos E. Said, 7 de abril, USP.
     
  5. Lançamento da “Coleção Estudos Árabes”, concebida pelo Curso de Árabe da USP”, Michel Sleiman, Miguel Attie e Sylvia Leite, 09 de abril, Livraria da Vila.
     
  6. Debate sobre o livro “A Porta do Sol”, 7 de maio, Livraria da Vila.
     
  7. Mostra de Cinema “A resistência no mundo árabe hoje”,  lme e debates, Sindicato dos Advogados de São Paulo.
     
  8. Palestra sobre o tema “1948-2008: 60 anos de con itos envolvendo palestinos e israelenses”. Coordenação do Núcleo de Estudos E. Said. Palestrante: Profa Dra. Arlene Clemesha. 23 de maio, curso de Relações Internacionais, Faeco da Fundação Santo André.
     
  9. II Imagens do Oriente - Mostra de Cinema, 27 de maio a 1o de junho, Centro Cultural São Paulo.
     
  10. Curso “Re exões sobre o Mundo Árabe Contemporâneo”. Realização do núcleo de cursos, 29 de maio a 3 de julho (7 aulas), Espaço Câmara Árabe, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
     
  11. SBPC - Mesa em homenagem aE.Said.13a17 de julho, Unicamp Campinas;
    III Mostra Mundo Árabe de Cinema. 08 a 14 de setembro, Centro Cultural São Paulo e CineSesc.
     
  12. Exposição “Imagens e Paisagens do Mundo Árabe e o Brasil de Aziz Ab’Saber” em colaboração com o IMA de Paris. Curadoria: Prof. Aziz Ab’Saber.14 de novembro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, Caixa Cultural São Paulo.
     
  13. Simpósio Orientalismo 30 anos. 29, 30 e 31 de outubro, Centro Universitário Maria Antonia - USP. Presença de ilustres intelectuais.
     
  14. Mostra de Cinema Palestina 1948-2008: 60 Anos de Al-Nakba – A Catástrofe, a realidade da vida palestina sob a ocupação militar de Israel, 28 e 29 de novembro de 2008 e Debate: Imagem e Realidade do Conflito Israel-Palestina, no dia 28 de novembro de 2008, realizados pelo Instituto da Cultura Árabe, no Shopping Cataratas JL, Foz do Iguaçu.

2007

 

  1. Mostra AMRIK em São Carlos – montagem das fotos na Escola de Engenharia da USP – SC. Realização Prefeitura de São Carlos, Fundação Pró- Memória, ICArabe e MRE. Coordenação: Lygia Rocco;
     
  2. Início da Campanha de sócios beneméritos, com Assembléia de prestação de contas no  nal do semestre, em andamento por todo o ano de 2007. Coordenação: Gabriel Sayegh, Claudio Zaki Dib e Carlos Madi.
     
  3. I Imagens do Oriente - Mostra de Cinema – de 13 a 22 de março no Centro Cultural São Paulo, com debates e mostra de fotos.
     
  4. Mostra de Filmes “Mundo Árabe”– de 13 a 18 de março no Cine Santander Cultural, Porto Alegre, com debates.
     
  5. Mostra de Filmes “Mundo Árabe”– de 04 a 29 de abril na Prefeitura de São Bernardo do Campo, com debates.
     
  6. Reformulação completa do site e da newsletter – março/ junho,  nalizando com o lançamento da newsletter de Dois Anos. Responsáveis: Arturo Hartmann e Claudio Zamboni.
     
  7. Realização de Debates e Cine Club em parceria com o Instituto Polis, maio de 2007. Entre as palestras destaca-se o encontro com o  lósofo e professor Miguel Attié.
     
  8. Palestras no Centro Cultural Árabe Sírio – 19 de abril e 16 de maio.
     
  9. Início da parceria para a coluna Bazar sobre Cultura Árabe, mantida mensalmente pela Revista Chams.
     
  10. III Diwan de música, poesia e dança, 18 de junho – Teatro da Aliança Francesa, Coordenação: Lelia Romero e grupo. Realizado com sucesso de crítica e público.
     
  11. Atividade Cultural dos 40 anos da Ocupação e em conjunto com as ONGs em nível mundial como parte do movimento “O Mundo diz Não à Ocupação”. Realizada na Av. Paulista, vão do MASP, em 09/06. Incluiu apresentação de danças e teatro;
     
  12. Palestra com o Embaixador Arnaldo Carrilho, Embaixador Extraordinário junto à ASPA - Cúpula América do Sul - Países Árabes), em 09 de agosto, no Club Homs.
     
  13. Curso “História do Mundo Árabe Contemporâneo”. Realização do núcleo de cursos.
     
  14. 15/08 a 05/10, (8 aulas e 2 atividades complementares), Espaço Câmara Árabe, Câmara de Comércio Árabe- Brasileira.
     
  15. Início dos trabalhos de transcrição das  tas do Curso Panorama da Cultura Árabe, realizado o ano passado, para transformação do material em livro e DVDs a serem exibidos em outras localidades. Responsáveis: Arturo, Soraya Misleh, Julia Nader e grupo.
     
  16. Início dos trabalhos da Comissão de Estudos sobre a Imigração Árabe no Brasil, março/2007. Elaboração de novos projetos para busca de  nanciamentos. Trabalhos iniciados e em andamento com cerca de 20 componentes entre historiadores, jornalistas, analistas e cineastas envolvidos.
     
  17. Mês da Cultura Árabe no Centro Cultural da Juventude (CCJ) da Prefeitura Municipal de São Paulo em conjunto com a Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo. Durante todo o mês de setembro foram exibidas palestras, dança, música, poesia,  lmes e debates.
     
  18. Lançamento da 3a edição da Revista Tiraz do Centro de Estudos Árabes da USP e da Gramática do Árabe Moderno traduzida pela Dra Safa Jubran. Realização de debate sobre os desdobramentos do idioma árabe no Brasil, em 17 de setembro, Casa do Saber.
     
  19. Início dos trabalhos do Núcleo de Estudos Edward Said, com o lançamento de um site de discussão e realização de Debate “A Convivência Árabe- Israelense” na Livraria Martins Fontes em 10 de outubro de 2007.
     
  20. Análise de viabilidade para a transformação em entidade em utilidade pública, outubro/2007. Assembléia de transformação do Estatuto realizada em 18 de janeiro.
     
  21. Realização da Mostra de Cinema Árabe no Espaço Cultural Casa do Lago da UNICAMP, durante o período de 12 a 24 de novembro, como parte das atividades do mês da Cultura Árabe em Campinas.
     
  22. Lançamento do Centro Estudos sobre a Imigração Árabe no Brasil – Al-Máhjar, sob a coordenação de Samira Osman e Sabrina Moura, em 18/12, na Casa das Rosas.

2004 - 2006

O ICArabe foi fundado em 14 de outubro de 2004, em Assembléia de Fundação realizada, na Biblioteca do Clube Homs. Logo após, iniciou-se um conjunto de atividades, descritas a seguir:

  1. Registro do sítio na Internet: www.icarabe.org
     
  2. Realização do I Ciclo de Debates - TUCArena. 16 a 18 de novembro de 2004. PUC-SP
     
  3. Registro da Entidade - realizado em janeiro/fevereiro de 2005.
     
  4. Contratação de jornalista: estabelecimento de um conselho de imprensa e o projeto de uma newsletter semanal. Discussão da linha editorial, março de 2005.
     
  5. Reformulação do site - abril e maio, novo design, seções e criação e arte.
     
  6. Criação da newsletter - diretoria de imprensa, linha editorial, com periodicidade semanal. Envio a partir de junho de 2005.
     
  7. Envio da newsletter ao mailing da Revista Caros Amigos, mais de 80 mil emails. Parceria por três meses. Após isso, foi estabelecido um mailing próprio do ICArabe.
     
  8. Realização do I Diwan, espetáculo multimídia, com música, poesia, vídeos, em junho de 2005, no Teatro da Aliança Francesa.
     
  9. Participação e Representação durante a Cúpula dos Países Árabes e da América do Sul, ocorrida em Brasília, Maio de 2005, com a presença de diversos diretores representando o ICArabe, entre os quais Carlos Madi, Mamede Jarouche, Lejeune MatoGrosso e Soraya Smaili.
     
  10. Realização do I Ciclo de Cinema Debate (I Mostra Mundo Árabe de Cinema) - Foram exibidos seis  lmes que foram debatidos por especialistas. Duas semanas em junho/julho de 2005, lotação permanente no Centro Cultural São Paulo e excelente divulgação na imprensa escrita e rádios.
     
  11. Transcrição das  tas do Ato, contato com todos os autores, revisão dos artigos e organização do livro do Said, parceria com a Editora Casa Amarela, durante o segundo semestre de 2005.
     
  12. Mostra de Fotogra as “Palestina, A Eloqüência do Sangue” de Rogério Ferrari,Galeria Imã.
     
  13. Lançamento do livro “In uências Orientais na Língua Portuguesa” co- organização do ICArabe e Instituto Cervantes. Palestra do Arabista e Professor F. Corriente, da Espanha, outubro de 2005, Instituto Cervantes.
     
  14. Lançamento do livro “Edward Said Trabalho Intelectual e Crítica Social” organizado pelo ICArabe com a presença dos autores. Concerto da Orquestra Mundana, divulgação na mídia, presença de 250 pessoas. Dezembro, no Museu da Casa Brasileira em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
     
  15. Co-realização do lançamento da 2a Edição da II Revista Tiraz, Casa das Rosas. Parceria com o Centro de Estudos Árabes da USP, março de 2006.
     
  16. Lançamento do livro “Edward Said Trabalho Intelectual e Crítica Social” na PUC-RJ e realização de palestras durante o Seminário sobre Edward Said, em abril de 2006, no Rio de Janeiro.
     
  17. Realização do II Diwan com música, dança e poesia, na Casa das Rosas, em maio de 2006.
     
  18. Realização da II Assembléia Geral e Aberta do ICArabe, em maio de 2006, na Biblioteca Mario de Andrade. Apresentação das contas e balanço do primeiro ano da diretoria, aprovação de propostas do próximo período.
     
  19. Lançamento do Manifesto Pela Convivência Internacional Pací ca, logo após o ataque ao Líbano e agravamento das condições de vida na Palestina. Foi assinado por diversas entidades e parlamentares e enviado ao Presidente da República e Embaixadores de todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Obteve respostas do Ministério das Relações Exteriores e Presidente da República. Contribuiu para a formação do Comitê de Solidariedade aos Povos Árabes.
     
  20. Integração e co-coordenação do Comitê de Solidariedade aos Povos Árabes, que realizou Ato na Praça da Sé, Passeata na Av. Paulista, Campanha de Arrecadação de Medicamentos, Debates, Vigília na Av. Paulista. Abaixo-Assinados articipação em diversas atividades da Bienal do Livro do Ceará cujo tema foi “As Mil e Uma Noites” com palestras. Lançamento do livro “Edward Said Trabalho Intelectual e Crítica Social” no Ceará e exibição do  lme “Selves and Others”, agosto de 2006.
     
  21. Reunião com Ministro Celso Amorin e Embaixadores do Ministério das Relações Exteriores, juntamente com ANDES-SN, onde se discutiram formas dos professores e pesquisadores brasileiros estabelecerem parcerias cientí cas e tecnológicas com os países árabes, com a presença de José Farhat, representando o ICArabe.
     
  22. Coleta e divulgação do Manifesto dos Cineastas Brasileiros em solidariedade aos Cineastas Libaneses e Palestinos. Divulgação na mídia.
     
  23. Organização e realização da Mostra de Fotogra as AMRIK, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Secretaria da Cultura da Cidade de SP e Imprensa O cial. Exibida entre 09 de agosto a 17 de setembro, na Galeria Olido, com a realização de atividades paralelas com palestras e cinema. Excelente divulgação na mídia em geral, especialmente da parte de cinema.
     
  24. Reprodução do Catálogo da Mostra AMRIK - versão para a Mostra de São Paulo. Parcerias: Imprensa Oficial,Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo e Ministério das Relações Exteriores e patrocinadores privados. Tiragem de 1.100 exemplares que estão sendo distribuídos entre os patrocinadores e bibliotecas públicas de São Paulo e das universidades públicas brasileiras.
     
  25. Co-organização da palestra do poeta palestino Mourid Barghouti e lançamento do livro Eu ví Ramallah - Memórias em parceria com a Editora Casa da Palavra, na FNAC Paulista, agosto de 2006.
     
  26. Realização do Diwan de Curitiba, em parceria com a Sociedade Muçulmana de Curitiba e organizado pelo ICArabe, sob coordenação dos poetas Bárbara Lia e Michel Sleiman.
     
  27. Curso “Panorama da Cultura Árabe”, de 17/09 a 11/12, (13 aulas em 3 módulos), Espaço Câmara Árabe, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
     
  28. Organização e realização da II Mostra Mundo Árabe de Cinema- Filmes premiados nas Bienais de Cinema do IMA – Institut du Monde Árabe - Paris. Exibição de 7  lmes, sendo 6 inéditos no Brasil. Traduções feitas pelo ICArabe e exibição por 9 dias de Outubro de 2006. Em parceria com MIS, IMA, Secretaria do Estado da Cultura e Consulado da Franca. Exibida novamente no Centro Cultural São Paulo, entre 5 a 10 de Dezembro, antes do retorno dos  lmes 35 mm.
     
  29. Organização permanente de cadastro contando com mais de 3 mil endereços e telefones e organização permanente do cadastro eletrônico com mais de 18 mil endereços eletrônicos (emails).
     
  30. Instalação da sede administrativa com mobiliário próprio, computadores, telefone e onde estão armazenados os acervos fotográ co, bibliográ co,  lmes e DVDs.
     
  31. Realização de Assembléia Geral para eleição de diretoria para nova gestão, novembro de 2006. Posse da nova diretoria.