12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema promove encontro com Rami Nihawi, Emir Mourad e Milton Barbosa após exibição dos filmes “Fora do Quadro” e "Sanaúd", nesta segunda, dia 14

Seg, 14/08/2017 - 13:27
Publicado em:

 

A 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que acontece até esta quarta-feira, a 16 de agosto no Cinesesc, em São Paulo, promoverá, nesta segunda-feira, 14, às 19h, um encontro com Rami Nihawi, Emir Mourad e Milton Barbosa após sessão do documentário “Fora do Quadro: Revolução até a vitória”.

"Arquivos e rastros do cinema palestino revolucionário” é o tema do encontro: a curadoria da Mostra Mundo Árabe exibirá conjuntamente dois filmes, um brasileiro (Sanaud: voltaremos, de Barros Freire) e um palestino (Fora de Quadro: Revolução até a vitória, de Mohanad Yakubi), buscando evidenciar as relações entre eles. Ambos tratam de um momento muito particular da história da produção imagética da Palestina: o período do cinema das organizações, ou cinema revolucionário, que atravessa o final dos anos 1960, toda a década de 1970 e o início dos anos 1980.Qual o papel do cinema e dos arquivos para um povo que enfrenta, simultaneamente, tentativas de apagamento simbólico e material? O que pode uma câmera perante a necessidade de narrar o esforço)de resistência à ocupação territorial?

Rami Nihawi  é produtor do filme Fora de Quadro; Emir Mourad  é editor do Blog Sanaúd e ex-secretário geral da FEPAL - Federação Árabe Palestina do Brasil; Milton Barbosa é dirigente do MNU – Movimento Negro Unificado - e membro da delegação brasileira que visitou Yasser Arafat em 1980, cujo encontro é descrito no filme Sanaud.

A 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é uma realização do Instituto da Cultura Árabe – ICArabe e do Sesc-SP - Serviço Social do Comércio, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. A curadoria é de Geraldo Adriano Campos.

 

Informações sobre os filmes:

Fora do Quadro: Revolução até a vitória

França, Palestina, Líbano e Catar / 2016 / 62 minutos

Gênero: Documentário

Direção: Mohanad Yaqubi

Idioma: Árabe, inglês, françês e italiano

Trailer: https://dubaifilmfest.com/en/films/31985/off_frame_aka_revolution_until_victory.html

Elenco: Sulafa Jadallah, Hani Jawharieh, Mustafa Abu Ali

Sinopse: Off Frame lida com a história e o desenvolvimento do cinema militante no Oriente Médio. O filme investiga os motivos e as circunstâncias por trás deste gênero e questiona seu fim dramático em 1982. Ao ressuscitar uma memória esquecida de luta, reanima o que está dentro do quadro, mas também tece uma reflexão crítica procurando o que está fora dele. O filme é construído a partir de uma seleção de materiais inéditos de arquivos do período revolucionário do cinema palestino. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

É um cineasta, produtor e um dos fundadores da Idioms Film, baseada em Ramallah, Palestina. Ele também leciona sobre cinema na Academia Internacional de Arte da Palestina e é um dos fundadores do coletivo de pesquisa e curadoria Subversive Films, que se concentra nas práticas de cinema militante.

 

Sanaúd: Voltaremos

Brasil / 1980/ 30 minutos

Gênero: Curta (documentário)

Direção: José Antonio de Barros Freire

Fotografia: Jorge Bouquet

Idioma: Árabe e português

Classificação: 16 anos

Sinopse: Em abril de 1980, uma delegação brasileira - com membros da Comissão de Justiça e Paz, deputados, jornalistas, líderes sindicais, historiadores, representantes da UNE e da comunidade negra - viajou para o Oriente Médio. No Líbano, os brasileiros foram recebidos por Yasser Arafat, e conheceram de perto o drama do povo palestino, que expulso de sua terra, luta hoje pela justiça e pela paz. Este documento foi produzido por uma equipe de cinema independente, nos campos de refugiados palestinos da Síria e do Líbano.

Sobre o diretor:

José Antônio de Barros Freire é publicitário, fotógrafo, documentarista e ator. Na década de 70 se notabilizou por filmar e fotografar guerras civis em países do Oriente Médio, África e América Latina. Em 1983, Barrinhos, como é conhecido, foi convidado para interpretar um personagem de uma vinheta da Rede Globo e na pele de "Arakém, o showman", tornou-se conhecido nacionalmente pelas vinhetas da Copa do Mundo de 1986. Hoje é dono de uma produtora de comerciais, vídeos institucionais e programas de televisão.

 

Para acompanhar as novidades da Mostra, acesse:

Site: www.mundoarabe2017.icarabe.org

Página do Facebook: https://www.facebook.com/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema-329005973932264/?fref=ts

www.icarabe.org