Dia de Solidariedade ao Povo Palestino: filme e debate no Al Janiah

Sáb, 25/11/2017 - 15:18
Publicado em:

O bar e espaço cultural Al Janiah e a Frente em Defesa do Povo Palestino promoverão, nesta quarta, 29 de novembro, evento para marcar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, com exibição, a partir das 19h30, do filme “Para onde voam os pássaros”, que integrou a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe em 2014 e foi cedido pelo Instituto para esta sessão.

No dia 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, recomendou a partilha da Palestina em um estado judeu e um árabe, sem consulta aos habitantes locais. 

Como demonstram historiadores do porte do israelense Ilan Pappé, um sinal verde para a limpeza étnica do povo palestino pelos sionistas que culminou na nakba (catástrofe) – a criação unilateral do Estado de Israel em 15 de maio de 1948. 

Assim, teve início a mais longa ocupação e situação de refúgio da era contemporânea e uma das maiores injustiças que perdura 70 anos depois. 


Sobre o filme:

Para onde voam os pássaros

Trailer: clique aqui

Palestina | 2013 | 61 min.
Documentário
Direção: Fida Qishta
Idioma: Árabe e inglês com legendas em português
O filme narra, durante os anos de 2008 e 2009, o cotidiano de duas jovens palestinas, Mona Al Samouni, de 11 anos, e Fida Qishta, a diretora. Ela conta sua própria história na faixa de Gaza e a luta para manter a humanidade em meio a uma catástrofe. Trata-se de um retrato profundo da situação das pessoas que vivem na região.

A diretora

Nascida em Rafah, sul de Gaza, Fida Qishta é cineasta e professora. Trabalhou como jornalista e documentarista na faixa de Gaza. Em 2004 fundou Life makers center, em Rafah, para ensinar inglês e teatro a crianças com traumas.

 

Serviço:

Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino – exibição do filme “Para onde voam os pássaros" e debate

Dia 29 de novembro, às 19h30

Al Janiah: Rua Rui Barbosa, 269, 01326-010 São Paulo

Evento no facebook: acesse aqui