PUC-PR oferece curso de cultura islâmica com Jamil Ibrahim Iskandar

Sex, 22/09/2017 - 02:19
Publicado em:

 

O curso 'Cultura e Arte no Islã' será realizado de 29 de setembro a 27 de outubro em Curitiba. O professor Iskandar é membro do Conselho Fiscal do ICArabe.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) está com inscrições abertas para o curso “Cultura e Arte no Islã”, que será realizado de 29 de setembro a 27 de outubro em Curitiba. As aulas serão ministradas às sextas-feiras pelo professor Jamil Ibrahim Iskandar, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O professor irá falar da história cultural do mundo árabe-islâmico e da contribuição dos árabes no desenvolvimento do Ocidente, em especial nas áreas de filosofia, medicina, astronomia e matemática. “Essa sociedade (árabe) foi importante receptora da filosofia grega e, ao mesmo tempo, difusora desta cultura ao mundo”, comentou Iskandar em nota.

Libanês radicado no Brasil, Iskandar é formado em Filosofia pela PUC-PR, com mestrado na PUC de São Paulo, doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Universidade Complutense em Madri, na Espanha. Ele ainda passou um período de três meses pesquisando o acervo de arte islâmica do Louvre, em Paris, a convite do Departamento de Islã e Arte Islâmica do museu.

“Por conta da proibição religiosa de rezar diante de imagens, os árabes-muçulmanos desenvolveram a arte da caligrafia para tornar belas as palavras que se referem ao sagrado e de louvação a Deus. Desenvolveram também a reprodução artística de elementos da natureza e os conhecidos arabescos”, disse o professor, segundo a nota.

Serviço

Curso Cultura e Arte no Islã
Dias 29 de setembro, 06, 20 e 27 de outubro, das 13h30 às 18h30
PUC-PR, Campus Curitiba
Inscrições até sexta-feira (22)
Valor: R$ 130,00
Vagas: 35

Mais informações: (41) 3271-2203 ou joselia.ribeiro@grupomarista.org.br