Espetáculo "The Island", com The Freedom Theatre

Qui, 05/12/2013 - 17:20
Publicado em:
0 comments

Peça de Athol Fugard, John Kani e Winston Ntshona, o drama sul-africano da era do apartheid inspirado em uma história real se passa em uma prisão que remete à a famosa Robben Island, onde Nelson Mandela ficou por 27 anos preso. A peça centra-se em dois companheiros de cela – um cuja libertação se aproxima, o outro sentenciado à prisão perpétua – que passam os dias no trabalho físico entorpecedor e à noite ensaiam para uma apresentação da “Antígona”, de Sófocles, que será apresentada a seus companheiros de prisão. Um assume o papel de Antígona, que desafia as leis do estado para enterrar o irmão, e o outro faz o tio Creonte, que a condena à morte por seu crime.

A peça examina os paralelos entre a situação de Antígona e dos negros presos por motivos políticos. As tensões surgem conforme  se aproxima a apresentação, especialmente quando um dos presos descobre que ganhará sua liberdade e a profunda amizade entre eles é colocada em teste.

A produção do Freedom Theatre adapta The Island à experiência dos presos políticos palestinos, refletindo assim suas circunstâncias políticas e sociais e os abusos ocorridos dentro do sistema prisional político israelense.Os inevitáveis paralelos com o apartheid ficam evidentes no desenrolar da peça.

O grupo

The Freedom Theatre é um teatro comunitário e um centro cultural no campo de refugiados de Jenin, no norte da Cisjordânia ocupada, uma das áreas mais gravemente afetadas por décadas de ocupação israelense e por conflitos internos.

Na certeza de que as artes desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade livre e saudável, o grupo oferece um programa único de atividades em artes cênicas e multimídia, envolvendo atuação, psicodrama, teatro playback, cenografia, cinema, fotografia e escrita criativa.
Além de enfatizar o profissionalismo e a inovação, seu objetivo é capacitar jovens e mulheres da comunidade a explorar o potencial das artes como combústivel para mudanças sociais.

O Freedom Theatre nasceu do projeto Care and Learning, que usava o teatro e a arte para abordar o medo crônico, a depressão e os traumas experimentados pelas crianças no campo de refugiados de Jenin. Criado durante a primeira Intifada, no final da década de 1980, o projeto foi executado por Arna Mer-Khamis, uma revolucionária judia que dedicou sua vida a campanhas pela paz e pelos direitos humanos, especialmente na Palestina ocupada. O projeto Care and Learning foi documentado no filme Arna’s Children, dirigido pelo filho de Arna, Juliano Mer-Khamis.

O mês de abril de 2011 foi marcado por um evento devastador para o Freedom Theatre. Juliano Mer-Khamis, cofundador e diretor-geral do teatro, foi assassinado por um desconhecido inimigo da liberdade e da cultura.

 

Ficha técnica:

País: Cisjordânia

Ano: 2013

Duração: 60 min.

Classificação: 18 anos

Idioma: árabe, com legendas em português

 

Serviço:

Espetáculo teatral The Island com The Freedom Theatre

Quanto: de 6 a 8 de dezembro, sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h

Onde: TUSP: Rua Maria Antônia, 294 – V. Buarque – SP

Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Lotação: 98 lugares

Informações: http://www.usp.br/bienaldeteatro/2013/?pagename=programacao