Livro das Mil e uma Noites em debate

Sex, 03/06/2016 - 15:12
Publicado em:
0 comments

O Livro das Mil e uma Noites será tema de uma palestra que é parte das atividades da 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, cidade do interior paulista. Quem vai falar sobre o assunto, no dia 17 de junho, é o tradutor da obra do árabe para o português, Mamede Jarouche. O foco da conversa, promovida pelo Sesc Ribeirão Preto mas realizada no Theatro Pedro II, é a experiência do autor como leitor.

Professor de Línguas Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Jarouche traduziu os quatro volumes da obra, trabalho que foi concluído em 2012. O livro conta sobre um rei que descobre que é traído pela mulher. Ele manda matá-la e decide que a cada noite irá se casar com uma mulher e matá-la no dia seguinte. Para não ter o mesmo destino das demais, Sherazade conta ao rei todos os dias uma história, mas não a conclui e isso fica pendente para o dia seguinte. Assim ela tem sua morte adiada.

O encontro com Jarouche em Ribeirão Preto, chamado de “O Autor como Leitor”, terá também participação de Marcelino Freire, autor de vários livros de literatura, entre eles “Nossos Ossos”, pela editora Record. Com a obra, o pernambucano Freire ganhou o prêmio de Melhor Romance pela Biblioteca Nacional em 2014.

O debate girará em torno do fato de que o autor, sendo escritor ou tradutor, sempre segue sendo também um leitor. Assim, antes de estabelecer uma relação com seus potenciais leitores, o autor também contempla a relação que tem com os escritores que admira e isso se reflete na obra. Freire vai falar, por exemplo, das influências afetivas e literárias que recebeu do poeta Manuel Bandeira.

 

A palestra é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no Theatro Pedro II, onde ela acontece. Além desta, o Sesc promove outras atividades culturais como parte da 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que ocorre entre 12 e 19 de junho na cidade.

 

Serviço:

Debate “O Autor como Leitor”

Com Mamede Jarouche e Marcelino Freire

Dia 17 de junho de 2016, às 18h30

Theatro Pedro II, Rua Álvares Cabral, 370 – Ribeirão Preto – SP

Gratuito (ingressos devem ser retirados uma hora antes)

Informações: http://www.sescsp.org.br/programacao/95148_O+AUTOR+COMO+LEITOR