Seminário: O espírito da revolução: Argélia (1954-2014)

Qui, 30/10/2014 - 20:42
Publicado em:
0 comments

De 05 a 07 de novembro, Brasília sedia o seminário internacional “O espírito da revolução: Argélia (1954-2014).”

O evento celebra os 60 anos do início da guerra de libertação da Argélia do domínio francês, conflito que foi de 1954 a 1962.

As palestras irão acontecer na Universidade de Brasília e abordarão temas como política, literatura e as relações do país do Norte da África com o Brasil. No dia 05, Djamel Bennaoum, embaixador da Argélia na capital brasileira, fará a palestra de abertura, com o tema Os princípios da revolução e da diplomacia argelinas.

A organização do seminário tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. No dia da abertura, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, subsecretário-geral Político do Itamaraty responsável por Oriente Médio e África, irá falar sobre as relações entre o Brasil e a Argélia.

Outro tema que a ser abordado no seminário é o pensamento de Frantz Omar Fanon. Nascido na Martinica, Fanon era um psiquiatra de ascendência francesa e africana. Fortemente envolvido na luta pela independência da Argélia, foi também um influente pensador do século 20 sobre os temas da descolonização e da psicopatologia da colonização.

O seminário vai reunir também professores da Universidade de Brasília e de outras universidades do Brasil, além da psicanalista e escritora argelina Alice Cherki. Ela trabalhou com o próprio Fanon e é autora do livro Frantz Fanon: A Portrait (Frantz Fanon: um retrato, em tradução livre).

Além do seminário, a programação inclui ainda uma exposição de cerca de 50 fotos sobre a guerra e a exibição de quatro filmes sobre o tema: A Batalha de Argel, A Casa Amarela, Mascaradas e A Praça.

A programação completa do seminário está disponível no link http://migre.me/msbT0.