Brasília recebe Semana Árabe

Sex, 22/11/2013 - 09:04
Publicado em:

Iniciativa acontecerá de 29 de novembro a 04 de dezembro. Programação inclui fórum econômico, shows de grupos artísticos, mostra de cinema e artesanato, entre outras atrações.A capital federal brasileira viverá uma Semana Árabe de 29 de novembro a 04 de dezembro. O evento comemora o Dia Árabe e o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. No decorrer destes dias haverá uma vasta programação em Brasília, com temas que envolvem as faces culturais, econômica e política da região. No último dia, um fórum vai debater as relações econômicas entre o Brasil e os países árabes.

“Queremos expressar o interesse do mundo árabe em estreitar as relações com o povo brasileiro e mostrar o povo árabe para o Brasil”, afirma o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben. De acordo com o diplomata, é a primeira vez que o país recebe uma Semana Árabe desta magnitude, em função da quantidade e qualidade da programação. O Conselho dos Embaixadores no Brasil é o promotor da iniciativa.

A agenda será aberta na sexta-feira (29), às 15 horas, com uma sessão solene no Congresso Nacional em função do Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino. A programação incluirá ainda uma exposição de artesanato e do patrimônio árabe, apresentações culturais de sete grupos artísticos que virão dos países árabes, uma marcha pela solidariedade e a paz, além do fórum econômico.

A organização do seminário tem o patrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde o evento será realizado. Ele ocorre no dia 04 de novembro e é voltado para empresários. Os temas serão comércio, investimentos e turismo, sempre com foco nas relações entre Brasil e países árabes. De acordo com Alzeben, o objetivo é identificar as esferas possíveis de intercâmbio entre as duas regiões.

A programação cultural acontece no Teatro Nacional. No local ficará a Exposição do Patrimônio e Artesanato Árabe, que será aberta na sexta-feira (29), às 19 horas, com uma recepção. Ela fica no local até 10 de dezembro. Ainda no dia da abertura, às 20h30, ocorre a apresentação de danças folclóricas palestinas pela Banda de Alkofieh, da Palestina.

Também se apresentam como parte da Semana Árabe um coral da Arábia Saudita chamado Pátria Abençoada, o grupo de dança e banda egípcia Attanorah, o grupo musical brasileiro-argelino El Ferda, o grupos folclóricos Arte Popular, do Catar (que ainda deve confirmar a vinda), e Arte Popular Al Majd, de Omã. Haverá ainda apresentação do solista de alaúde marroquino Haj Younes, uma referência na área e embaixador marroquino das artes nos Estados Unidos.

Uma mostra de cinema também acontecerá no Teatro Nacional, na Sala Alberto Nepomuceno, e terá filmes do Líbano, Palestina, Síria, França, Marrocos, Tunísia, Holanda, Egito, Omã, Bélgica e Itália. (confira informações abaixo). A programação é toda gratuita. A Marcha pela Solidariedade e Paz será feita no domingo, 01 de dezembro, às 10 horas, no Parque da Cidade.

Apresentações artísticas


Entrada: gratuita
Local: Teatro Nacional
Endereço: SCTN, Via N2, Asa Norte, Brasília – DF

Sexta-feira, 29 de novembro
20h30 – Banda Alkofieh (Palestina)

Sábado, 30 de novembro
20h30 – Banda Attanorah (Egito) e grupo Pátria Abençoada (Arábia Saudita)

Domingo, 01 de dezembro
20h30 –solista Haj Younes (Marrocos) e grupo Arte Popular Al Majd (Omã)
Segunda-feira, 02 de dezembro
20h30 – grupo El Ferda (Argélia) e Arte Popular (Catar)

Mostra de Cinema


Sala Alberto Nepomuceno – Teatro Nacional
Endereço: SCTN, Via N2, Asa Norte, Brasília – DF

Sábado, 30 de novembro
14h - Caramelo (Líbano)
17h – Caixa Mágica (Palestina)
19h – Os ludibriados (Síria)

Domingo, 01 de dezembro
14h – Azar e Asmar (animação, França)
17h – Ali Zaoua (Marrocos)
19h – Os silêncios do palácio (Tunísia)

Segunda-feira, 02 de dezembro
14h – O casamento de Rana (Holanda)
17h – Muro de ferro (Palestina)
19h – Edifício Yacounian (Egito)

Terça-feira, 03 de dezembro
14h – Nós e os Outros (França)
17h – Estação Cairo (Egito)
19h – Aniversário de Leila (Tunísia/Palestina/Holanda)

Quarta-feira, 04 de dezembro
14h – Aseel (Omã)
17h – O que resta do tempo (Bélgica/França/Itália)
19h – Crianças de Gaza (Palestina)