Consulta regional sobre proteção de refugiados e apátridas reúne em Brasília países, territórios e sociedade civil da América Latina e do Caribe

Sex, 16/02/2018 - 15:34
Publicado em:

Com a presença de delegações de 36 países e territórios da América Latina e do Caribe, além de países observadores e entidades da sociedade civil, acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro em Brasília a Reunião de Consulta da América Latina e do Caribe como Contribuição Regional para o Pacto Global sobre Refugiados.

Organizada pelo governo do Brasil e o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), a reunião acontecerá no Palácio Itamaraty e contará com a participação do Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.

O objetivo da reunião é avaliar os resultados obtidos na América Latina e no Caribe em matéria de proteção internacional e consolidar contribuições da região para o Pacto Global sobre Refugiados, a ser adotado pela Assembleia Geral da ONU em setembro deste ano 2018.

A avaliação dos resultados regionais tem como base a Declaração e o Plano de Ação do Brasil (PAB), adotados em dezembro de 2014 por 28 países e três territórios latino-americanos e caribenhos, consolidando avanços em matéria de refúgio e traçando uma agenda de ações para os dez anos seguintes.

A cerimônia de abertura da Reunião de Consulta da América Latina e do Caribe como Contribuição Regional para o Pacto Global sobre Refugiados acontece às 9hs desta segunda-feira (19/02), no Auditório Wladimir Murtinho do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O encerramento será às 17hs de terça-feira (20/02), no mesmo local. As sessões de trabalho serão restritas às delegações convidadas para a reunião. As sessões de abertura e encerramento serão transmitidas ao vivo por meio do perfil do MRE no Facebook: https://www.facebook.com/ItamaratyGovBr/