Homenagem a Raul Fajuri: seja a sua memória eterna

Qui, 08/06/2017 - 11:13
Publicado em:

 

A coletividade Sírio-Libanesa de São Paulo, e porque não dizer do Brasil, está de luto.

Na última sexta-feira, dia 02 de junho, faleceu nosso amigo Raul Fajuri que por longos anos comandou a revista Chams informando tudo o que acontecia em nossa coletividade, sem qualquer diferenciação entre países ou religiões. Divulgava, entre outros temas, a Cultura Árabe noticiando os principais acontecimentos culturais e publicava temas importantes e de interesse dos leitores.

Desde a juventude nos brindou com esse material, tão importante até hoje. Começou na revista Etapas, editada por sua mãe na década de 1950 e assim seguiu. Na minha infância sempre lia essa revista.

De um humor sarcástico aquele que, como se diz no popular, "perde o amigo, mas não perde a piada" Raul sempre tinha uma tirada inteligente para os mais diversos comentários e discussões.

A última vez em que estivemos juntos foi no dia 17 de abril na solenidade em comemoração à Data Nacional da Síria no Clube Homs, a casa dos sírios no Brasil. Debilitado e em cadeira de rodas fez questão de levar seu apoio a todos os sírios. Quando o questionei sobre sua presença disse que não poderia deixar de se solidarizar com nossa querida Síria. Provavelmente sua última fotografia, em seu último ato publico, foi ao lado do Cônsul Geral da Síria, Dr. Sami Salameh, mostrando seu apoio incondicional à nossa causa.

Por diversas vezes ele me convocava à sua mesa, nos jantares das sextas-feiras no Clube Homs para saber como estavam as coisas na Síria, pois as informações que chegavam pela imprensa não condiziam com a realidade e ele sabia disso. Como me disse certa vez eu era seu informante sobre o tema Síria.

Na última sexta-feira à noite eu estava fora de São Paulo quando recebi uma ligação do Sr. Cônsul Geral da Síria me transmitindo a triste notícia.

Siga Raul e até breve.

Seja a sua memória eterna!

االله يرحم روحك الطاهرة

___________________________________

Fuad Achcar é membro da Diretoria do ICArabe.