Refugiados ​no Brasil ganham ferramenta para ajudar na busca de emprego

Qua, 19/07/2017 - 15:45
Publicado em:

“Talentos Invisíveis” destaca qualificações profissionais de pessoas refugiadas para reduzir preconceito na conquista de uma vaga de trabalho  

O ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), em parceria com o PARR (Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados) e com a empresa EMDOC, lançou recentemente nas redes sociais a campanha “Talentos Invisíveis”, uma ação inédita para facilitar o ingresso de pessoas refugiadas no mercado de trabalho brasileiro.  

Até o final do ano passado o Brasil abrigava 9.552 pessoas refugiadas reconhecidas pelo governo federal, sendo que algumas enfrentam dificuldades e preconceitos no momento de conseguir um emprego – apesar de possuírem excelentes qualificações profissionais e dominarem diferentes idiomas.  

A campanha “Talentos Invisíveis” ressalta as qualificações profissionais de pessoas refugiadas de diferentes nacionalidades, representando a diversidade da população refugiada que vive no Brasil e seu potencial em contribuir para o desenvolvimento do país. Com isso, dá destaque às suas capacidades e combate os estereótipos por vezes associados às pessoas em situação de refúgio.  

Os currículos das pessoas refugiadas que participam da campanha passaram por uma curadoria interna para que estes refugiados com formação superior possam ter acesso à vagas condizentes com suas qualificações.  

Os refugiados que participam da campanha foram identificados pelo PARR, a partir de seus currículos e experiência profissional. Todos já estão registrados na base de dados do PARR, que disponibiliza estes currículos para as empresas interessadas em contratar refugiados e solicitantes de refúgio. A grande maioria está trabalhando em funções que não correspondem às suas qualificações. 

A campanha conta com vídeos, fotos e currículos que reforçam a qualificação destas pessoas. A página da campanha é www.talentosinvisiveis.com.br, onde se pode visualizar os materiais e há canais de contato para que empregadores possam entrar em contato com o PARR. Para ter acesso aos CVs, é necessário ser cadastrado no LinkedIn.  

“Muitas pessoas refugiadas no Brasil possuem uma excelente qualificação profissional. No entanto, enfrentam dificuldades no acesso ao mercado de trabalho, seja por falta de conhecimento ou sensibilização por parte dos empregadores. Esperamos que esta campanha dissemine a mensagem de dar oportunidade às pessoas refugiadas de fato significa fomentar a diversidade e inovação nas empresas, além de contribuir com autossuficiência social e econômica dessa população”, afirma Isabel Marquez, Representante do ACNUR Brasil.  

“Todos os meses encaminhamos dezenas de refugiados para as empresas. Mesmo com o trabalho de conscientização que fazemos, nem sempre esses profissionais preenchem uma vaga condizente com sua formação. Esperamos que com essa campanha possamos começar a mudar essa realidade”, diz João Marques, idealizador do PARR e presidente da EMDOC.  

Criado em 1950 por resolução da Assembleia Geral da ONU, o ACNUR é responsável por liderar a resposta da comunidade internacional às necessidades de refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, deslocados internos e retornados. Para assegurar os direitos e bem-estar das pessoas em situação de refúgio, o ACNUR busca promover soluções duradouras que as permitam reconstruir suas vidas com paz e dignidade, assegurando seus direitos.  

O PARR (Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados) é uma iniciativa da EMDOC - consultoria jurídica especializada em mobilidade - e conta com o apoio do ACNUR e da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. O programa é implementado desde 2011 e já possui mais de 1.600 currículos cadastrados e cerca de 200 empresas associadas.   A EMDOC é uma empresa com mais de 30 anos de experiência, que presta consultoria jurídica em imigração e transferências de brasileiros para o exterior, e assessoria à acomodação e adaptação de expatriados no Brasil (Relocation).