Arte dos Emirados é incluída na lista de conservação da Unesco

Qua, 03/01/2018 - 14:46
Publicado em:

A performance Al Azi é uma importante manifestação cultural que reflete a sociedade dos Emirados Árabes Unidos.

A performance Al Azi, um dos mais importantes patrimônios culturais da sociedade dos Emirados Árabes Unidos desde a antiguidade, foi incluída em uma lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), segundo informações do site Arabian Business.

Al Azi foi adicionada à lista da Unesco de Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda, durante a reunião do Comitê Intergovernamental na Coréia do Sul. A lista da Unesco hoje inclui 47 projetos de conservação cultural de todo o mundo.

A arte performática costuma ser apresentada em eventos sociais e nacionais para instilar orgulho, lealdade e valores do país. São diversos poemas recitados por um cantor e repetidos por um coro, sem música ou instrumentos. O coro de homens fica em filas atrás do artista principal, em uma cena simbólica de unidade e solidariedade.

"A inclusão da (performance) Al Azi reflete as diretrizes de nossa liderança para apoiar nosso autêntico patrimônio cultural, e para enfatizar sua importância na construção da identidade nacional e na manutenção da comunicação entre as diferentes gerações”, disse o presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, Mohamed Khalifa al Mubarak, ao site Arabian Business.

“Também contribui para a realização dos objetivos estratégicos do Departamento de Cultura e Turismo, garantindo que a herança nacional dos Emirados esteja inserida no constante desenvolvimento e progresso de nossa nação", completou.

A Convenção Intergovernamental da Unesco permitiu o lançamento de 140 projetos de conservação do patrimônio vivo em 107 países.