Futura exibe desenho da Al Jazeera

Dom, 23/06/2013 - 21:47
Publicado em:
Aos 18 anos, o jovem Saladino deixa sua casa em Damasco, acompanhado por seu melhor amigo, Tarik, em busca de grandes aventuras. Com muita coragem, ele vive histórias cheias de ação, heróis, vilões e uma pitada de romance. Esta é a sinopse da série de desenhos animados Saladino, baseada na vida do guerreiro curdo do século 12, que as crianças brasileiras poderão acompanhar a partir de 07 de julho, no canal Futura.

“O Futura sempre tenta buscar conteúdos que não estejam em outros canais e, durante um bom tempo, procuramos um conteúdo que pudesse trazer para as crianças uma visão do Oriente a partir do Oriente. Tentamos encontrar um conteúdo que contribuísse para a construção do imaginário do Oriente a partir do próprio Oriente”, explicou João Alegria, gerente de Programação, Jornalismo e Engenharia do canal.

A série foi produzida pela TV Al Jazeera, do Catar, que mantém um canal apenas para a programação infantil. Para dublar a série em português, o Futura reuniu uma equipe de sete profissionais. Serão exibidas duas temporadas da série, num total de 26 episódios de 30 minutos cada. As histórias contadas no desenho são fictícias, criadas com base na vida do herói muçulmano.

“É uma iniciativa para trazer uma variante cultural”, avalia Alegria sobre a exibição da série árabe. “O desenho tem componentes de narrativa universal. Houve uma preocupação de criar a série de uma forma que ela pudesse ser assistida em todo o mundo”, explica.

Segundo o executivo, a série é voltada para crianças de 08 a 12 anos. “É uma história de aventura e traz novidades de uma cultura e um modo de vida diferentes. Na escola, se estuda pouco a história da África e do Oriente Próximo. A série tem uma preocupação cultural e educativa, além de ampliar a visão [das crianças] de que existem civilizações diferentes”, completa.

Ṣalaḥ Al-Din Yusuf Ibn Ayyub, conhecido no Ocidente como Saladino, nasceu em 1137, em Tikrit, no atual Iraque. De família curda, Saladino foi fundador da Dinastia Aiúbida, governando um território que abrangia o que hoje corresponde ao Egito, Palestina, Iêmen e Síria. Foi um dos maiores heróis muçulmanos da história, tendo combatido os cristãos nas Cruzadas e dominado a cidade de Jerusalém em 1187.

Serviço

Saladino
A partir de 07 de julho, no Canal Futura
Horários: 17h aos domingos, com reprises às 14h às quartas e às 12h às sextas-feiras.
Os canais em que o Futura pode ser sintonizado estão disponíveis no link http://www.futura.org.br/programacao/como-assistir/