Sharjah prepara participação na Bienal do Livro de SP

Qui, 07/09/2017 - 22:13

Delegação do emirado esteve no Brasil na última semana e discutiu sua presença na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre em agosto de 2018 e da qual Sharjah é convidado de honra.

Uma delegação de Sharjah esteve no Brasil na última semana para preparar a participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018, na qual o emirado será convidado de honra. O grupo foi recebido na Câmara Brasileira do Livro (CBL) e acertou que a bienal contará com música, dança, gastronomia e literatura da região.

Sharjah terá um espaço com pelo menos 500 metros quadrados na bienal, além de área para exposições, que poderá ser voltada para ilustração. Também haverá atividades relacionadas ao emirado permeando todas os espaços culturais do evento, de acordo com o gerente de Relações Internacionais da CBL, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes.

“O emirado de Sharjah é embaixador da cultura árabe mundo afora e por isso é o convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo”, explica Menezes. A CBL é a realizadora do evento.

Está prevista a presença de chefs árabes cozinhando com chefs brasileiros no espaço de gastronomia “Cozinhando com Palavras”, danças e músicas árabes na Arena Cultural e autores dos Emirados e região no espaço de discussão Salão de Ideias, além de exposição dos livros em si. Ainda não foram acertados os detalhes da participação.

Parte das obras que serão trazidas por Sharjah e expostas na feira deverão estar em português. Acontece desde o ano passado uma aproximação entre editores do Brasil e dos Emirados que tem como um dos objetivos a tradução de livros do árabe para o português.

A CBL organiza com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) o programa Brazilian Publishers, com o objetivo de inserir o setor brasileiro no mercado global. Por meio da iniciativa já aconteceram vários encontros entre editores brasileiros e dos Emirados e ainda devem ocorrer outros neste ano, na Frankfurt Book Fair, na Alemanha, em outubro, e na Sharjah International Book Fair, nos Emirados, em novembro deste ano.  

Dois dias antes da bienal em São Paulo ocorre a Jornada Profissional, para a qual estão previstas rodadas de negócios entre editoras do Brasil e do exterior. De acordo com Menezes, serão 60 editores, metade do Brasil e metade do exterior. Dez virão dos Emirados. 

A delegação de Sharjah esteve no Brasil entre 24 de agosto e 2 de setembro. Além das atividades em São Paulo, o grupo visitou a Bienal Internacional do Livro Rio, que começou no dia 31 de agosto e segue até 10 de setembro na capital fluminense. Menezes afirma que o evento é parecido com o de São Paulo, mas o da capital paulista é maior. A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é maior evento do livro em público da América Latina, segundo o gerente.

A comitiva de Sharjah em São Paulo foi integrada pelo presidente da Sharjah Book Authority (SBA), Ahmed Al Ameri, pela chefe de Relações Internacionais da Emirates Publishers Association (EPA), Rawan Dabbas, além de Yousef Altaweel, da área de comunicação, e Weam Ibrahum, de projeto de estande. Na CBL, eles foram recebidos por Menezes, além do presidente Luís Antonio Torelli e de outros profissionais, como a diretora Fernanda Gomes Garcia, a gerente de Projetos Cinthia Marcílio Favilla e a diretora de Relações Internacionais da CBL, Karine Pansa.

O anúncio de que Sharjah seria convidado de honra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo ocorreu em 2016, na Frankfurt Book Fair. De lá para cá os profissionais da CBL e de editoras brasileiras já tiveram uma séria de encontros com representantes do mercado editorial dos Emirados e de Sharjah. A bienal na capital paulista ocorrerá de 3 a 12 de agosto do próximo ano. A edição passada, no ano de 2016, atraiu 684 mil visitantes.