Arte brasileira nos muros de Dubai

Qua, 22/02/2017 - 22:59

 

O muralista Eduardo Kobra participa da fase final do Dubai Canvas 3D Art Award, concurso que premia pinturas tridimensionais em estruturas de concreto. Brasileiro já tem outros grafites no emirado.

O artista brasileiro Eduardo Kobra desembarca nesta quarta-feira (22) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar do Dubai Canvas 3D Art Award, um concurso que premiará grafites com efeitos tridimensionais pintados em estruturas de concreto. Famoso por seus desenhos cheios de cores em muros espalhados pelo Brasil e outros países, o artista é um dos 25 selecionados para a fase final do projeto – dos quais 10 são nascidos nos Emirados e 15 são estrangeiros.

Não será a primeira vez que o muralista – como Kobra gosta de ser chamado – deixará sua arte pelo emirado. Há dois anos ele esteve em Dubai para pintar a parede de um prédio que, de início, ficaria exposta por apenas um mês. “'O Beduíno' (nome da obra) está lá até hoje”, contou.

O grafite de 30 metros de altura por 12 metros de largura ilustra, segundo o autor, um personagem que permanece fundamental para a formação de Dubai, mesmo com toda a modernidade que existe na cidade. Ainda com base nessa inspiração, o artista fez uma pintura em 3D sobre o piso de uma praça de grande circulação no emirado, cujo nome é “A Flor do Deserto” – como Dubai é conhecida.

Um ano depois, Kobra retornou ao emirado para pintar “A Lenda do Cavalo Árabe”, um desenho sobre uma escadaria de uma praça. “Essa desde o começo seria permanente. Foi interessante ter a abertura de mais um local para divulgar a minha arte”, explica.

As portas de Dubai seguem abertas para o brasileiro, selecionado entre mais de 120 artistas de todo o mundo para a etapa final do Dubai Canvas. Lá, Kobra pintará uma parede e um piso em 3D, com o tema felicidade. “Será uma criança representando um xeque no deserto, sonhando em construir aquele lugar legal”, explica o artista. “O nome da obra é ‘O Sonho de um Menino’”.

kobra 2
A Lenda do Cavalo Árabe, em uma praça em Dubai

 

A previsão para o início dos trabalhos era nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, e a obra está prevista para consumir cinco dias de trabalho. “Quem quiser acompanhar pode entrar no meu Instagram (www.instagram.com/kobrastreetart) que farei atualizações diárias”, conta.

O retorno de Kobra está previsto para o dia 04 de março, mas ainda existe a possibilidade do muralista estender sua estadia em Dubai para fazer um outro mural. Neste caso, ele precisará convocar um assistente brasileiro para acompanha-lo no grafite.

O Dubai Canvas 3D Art Award é organizado pela Brand Dubai, o braço criativo do Escritório de Mídia do Governo de Dubai (GDMO), em parceria com a Meraas, uma das holdings baseadas no emirado. O concurso distribuirá US$ 650 mil em prêmios, com o vencedor embolsando US$ 300 mil – mas Kobra garante que esse não é o principal motivo de sua participação.

“Não vou pela premiação. Vou para levar a minha arte para lá, iria da mesma forma se não houvesse um prêmio em disputa. Quero divulgar a minha arte por aí”, conta o muralista.