Site em espanhol traz biblioteca digital sobre refúgio

Qui, 06/04/2017 - 23:20
Publicado em:

 

RefWorld, plataforma do ACNUR, reúne milhares documentos e dados sobre a questão do refúgio no mundo e traz ferramentas que facilitam o acesso à ampla biblioteca personalizada 

Foi lançada nesta quinta-feira, 6 de abril, a versão em espanhol da RefWorld (http://refworld.org.es), plataforma global com informações sobre refúgio do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados. O site oferece gratuitamente mais de 10 mil documentos de cerca de 115 fontes relevantes, com informações sobre os países de origem e refúgio, e questões-chave sobre proteção de pessoas que foram forçadas a se deslocar.

A base de dados do site contém informações úteis que facilitam o processo de determinação de refúgio. Lá, estão disponíveis dados sobre as condições dos países de origem dos refugiados, legislação nacional, regional e internacional; também oferece jurisprudência de casos solucionados e documentos de políticas relativas à proteção de refugiados.

A busca por documentos na plataforma é livre, sem necessidade de registro. Entretanto, o site permite que os usuários cadastrados criem suas próprias bibliotecas, selecionando o conteúdo de maior interesse. Além disso, existe a opção de acionar alertas semanais sobre os países de origem e áreas de interesse para manter-se informado sobre novos documentos.

Em 2016, o número de refugiados nas Américas era de quase meio milhão. Por isso, a versão em Espanhol de RefWorld é direcionada principalmente àqueles encarregados de assessorar e resolver as solicitações de asilo nos países da América Latina.

As informações disponíveis são atualizadas após um rígido processo de triagem. As fontes que contribuem para a base de dados incluem as Agências da ONU, instâncias governamentais, ONGs, entre outros. A plataforma também está disponível em inglês e russo.