Milton Hatoum fala sobre o livro “A Noite da Espera” a estudantes da FESPSP

Ter, 24/04/2018 - 10:03
Publicado em:

 

O escritor Milton Hatoum, sócio benemérito do ICArabe, participou de encontro, nesta segunda-feira, 23 de abril, com alunos do primeiro ano do curso de Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP para falar de seu livro "A Noite da Espera". O romance de formação, publicado pela Companhia das Letras, é o primeiro (de três) volume da série “O Lugar Mais Sombrio” e narra um drama familiar no contexto da ditadura militar no Brasil. O evento ocorreu no auditório da faculdade.

O escritor leu trechos da obra e falou sobre o projeto, iniciado em 2007/2008 e retomado quase dez anos mais tarde, o processo de construção das personagens e dos conflitos que permeiam a história. “Este é o romance que eu gostaria de ter escrito antes, mas por várias circunstâncias – literárias, pessoais - fui adiando. Tinha receio de tocar em alguns temas”, disse. “Assim como a ciência, a arte pede um longo período de encubação e reflexão”.

Hatoum contou que saiu de Manaus, no Amazonas, com 15 de idade, no final de 1967, e foi morar em Brasília. Lá, segundo ele, ocorreu a grande formação de sua juventude. “Tive uma experiência poética, política, sentimental e moral. Quarenta anos depois, achei que poderia escrever um romance de formação sobre a trajetória de um personagem com seus anseios numa sociedade cujas normas já não obedeciam mais uma sociedade agregada”.

autor dos romances “Dois Irmãos”, “Cinzas do Norte” e “Órfãos do Eldorado” frisou, ainda, que a grande questão da experiência, fundamental para qualquer escritor “é saber transformá-la em linguagem”.

Indagado sobre o caráter de sua obra - se ideológico ou político -, ele pontuou: “meu livro é ético. Disso eu não abro mão”.

plateia 1

plateia 2

A Noite da Espera

Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após a separação traumática deste e sua mãe. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos verdadeiros pioneiros da capital federal, migrantes desfavorecidos. Às descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias.

Na figura materna ausente concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo. Neste que é sem dúvida um dos melhores retratos literários de Brasília, Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar o reverso de um país cindido por um golpe.

Ficha Técnica

Título original: NOITE DA ESPERA, A
Capa: 
Alceu Chiesorin Nunes
Páginas: 240
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.295 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 27/10/2017
ISBN: 9788535929928
Selo: Companhia das Letras

livros