A ideia de apresentar filmes e produções árabes e debatê-los está presente desde o início do Instituto da Cultura Árabe. No início das atividades da entidade surgiu a questão: onde estavam as produções árabes? Inexistentes ou simplesmente ausentes do público brasileiro? Percebeu-se que se tratava da segunda alternativa. Logo constatou-se que havia diversos filmes, uma intensa produção cinematográfica, cujos direitos deveriam ser adquiridos pelo ICArabe e começou-se a trabalhar nisso.

As mostras do ICArabe são organizadas pelo Núcleo de Cinema do Instituto e nos últimos anos incluíram diversas atividades realizadas em diferentes cidades do país (Veja a relação completa aqui). Entretanto, duas delas se tornaram periódicas e já integram o calendário cultural oficial da cidade de São Paulo. São elas a Mostra Imagens do Oriente e a Mostra Mundo Árabe de Cinema. Veja abaixo as edições já realizadas e tenha acesso aos sites das mesmas. 

 

2005 

  • Cinema árabe em debate

Mês: junho
Local: Centro Cultural São Paulo.
Descrição:  foram diversos dias de filmes e debates com expressivos intelectuais. Para a estreia, foi escolhido o filme “Selves and Others”, inédito no Brasil, sobre o intelectual Edward Said.
Organização: ICArabe em parceria com a Prefeitura de São Paulo. 

 

2006 

  • II Mostra Mundo Árabe de Cinema  

Mês: outubro e dezembro
Local: Museu da Imagem e do Som e Centro Cultural São Paulo.
Descrição: exibiu filmes premiados nas sete versões anteriores da Bienal de Cinema do Institut du Monde Arabe (Instituto do Mundo Árabe de Paris – IMA) e realizou debates.
Organização: ICArabe em parceria com o IMA, Museu da Imagem e do Som e Prefeitura de São Paulo. 

 

2007

  • I Mostra Imagens do Oriente

Mês: março
Local: Centro Cultural São Paulo.
Descrição: exibiu filmes de regiões correlatas e sobre temas afins e comuns ao mundo árabe, realizou debates e a exposição fotográfica “Paisagens do Irã”.
Organização: ICArabe em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Site da mostra: http://www.icarabe.org/mostras/ife2008/arquivos.htm  

2008

  • II Imagens do Oriente

Mês: maio e junho
Local: Centro Cultural São Paulo.
Descrição: exibiu diversos documentários e filmes de ficção. Contou com a presença de diretores das obras, além de vários debates.
Organização: ICArabe em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Site da mostra: http://www.icarabe.org/mostras/ife2008/index.htm

  • III Mostra Mundo Árabe de Cinema

Mês: setembro
Local: Centro Cultural São Paulo e CineSesc.
Descrição: exibiu filmes aclamados na Seleção Oficial da Bienal de Cinema do IMA de 2006. Apresentou produções de origem libanesa, argelina, marroquina, tunisiana, egípcia, iraquiana, palestina, algumas delas com coproduções francesa, inglesa e canadense.
Organização: ICArabe em parceria com o IMA, Prefeitura de São Paulo e CineSesc.
Site da mostra: http://www.icarabe.org/mostras/mundoarabe2008/index.htm

 

2009 

  • III Imagens do Oriente

Mês: maio e junho
Local: Centro Cultural São Paulo, CineSesc, Galeria Olido.
Descrição: exibiu filmes árabes, iranianos, turco e curdo e outros relacionados a populações muçulmanas como os bósnios da ex-Iugoslávia e o povo Uighur da China. Contou ainda com a exposição fotográfica “Outono em Cabul”.
Organização: ICArabe em parceria com a Prefeitura de São Paulo e CineSesc.
Site da mostra: http://www.icarabe.org/mostras/ife2009/index.htm

  • IV Mostra Mundo Árabe de Cinema

Mês: agosto e setembro
Local: Centro Cultural São Paulo, CineSesc, Esporte Clube Sírio e Galeria Olido.
Descrição: exibiu 13 longas e três curtas-metragens de origens libanesa, tunisiana, egípcia e iraquiana.
Organização: ICArabe em parceria com o IMA, Prefeitura de São Paulo, CineSesc, Casa Árabe de Madri e com o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Centro Cultural de Espanha em São Paulo e Esporte Clube Sírio.
Site da mostra: http://www.icarabe.org/mostras/mundoarabe2009/index.htm

 

2010

  • IV Imagens do Oriente - Clássicos do Cinema Egípcio

Mês: junho e julho
Local: CineSesc, Galeria Olido, Cinemateca Brasileira.
Descrição: Com o tema Clássicos do Cinema Egípcio, reuniu nove filmes de 1948 até a década de 1970.A programação incluiu ainda um encontro com o crítico de cinema egípcio Essam Zakarea.
Organização: uma realização do Instituto da Cultura Árabe em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio) e o Centro de Estudos Árabes da Universidade de São Paulo, além do Ministério da Cultura da República Árabe do Egito e o Consulado do Egito no Rio de Janeiro. Contou ainda com o apoio da Cinemateca Brasileira, Embaixada do Brasil no Egito, Imprensa Oficial, Fundação Caipirinha e ArteEast de Nova Iorque.
Site da mostra: http://icarabe.org/mostras/ife2010/index.htm

 

  • V Mostra Mundo Árabe de Cinema

Mês: setembro
Local: CineSesc, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Galeria Olido, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), Cinemulher, Esporte Clube Sírio, Clube Atlético Monte Líbano.
Descrição: nessa edição, foram apresentados 14 filmes, sendo cinco documentários, sobre assuntos relacionados ao mundo árabe em geral, a maioria inédita no Brasil. Entretanto haverá temas centrais como a imigração e o exílio forçado, questões de gênero, conflitos entre tradição e modernidade, além de crônicas sociais. A programação incluiu ainda um encontrocom os diretores Otávio Cury, Stela Grisotti e Paschoal Samora, sobre o tema “Filmando no Oriente Médio”, e um debate sobre a mulher no mundo árabe, com a participação de oraya Smaili, diretora Cultural e Científica do ICArabe, e Daniela Auad, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em educação e relações de gênero.
Organização: uma realização do ICArabe em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo e Casa Árabe de Espanha. Contou ainda com o apoio cultural do Consulado Geral da França em São Paulo, Embaixada da Espanha no Brasil, Centro Cultural da Espanha-SP, Cinemateca da Embaixada da França, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido, Centro Cultural da Juventude, Cinemulher, Esporte Clube Sírio e Clube Atlético Monte Líbano.
Site da mostra: http://www.mundoarabe2010.icarabe.org/

 

2011VI Mostra Internacional Mundo Árabe de CinemaMês: junhoLocal: CineSesc, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Cinemateca e Matilha CulturalDescrição: Esta edição da Mostra acontece em um momento particular, em que o intercâmbio entre as culturas torna-se cada vez mais importante, pois a política global está se movendo lentamente para novos caminhos. Foram selecionados quinze filmes de nove países: Argélia, Egito, Emirados Árabes, Iraque, Jordânia, Líbano, Marrocos, Palestina e Tunísia, escolhidos por mostrar as particularidades dos países de origem, mas sem pretender o isolamento. Os filmes falam de questões que são comuns e acabam por unir os povos do mundo inteiro por meio da emoção e da esperança. Revelam as tensões, mas também o que há de harmônico entre a singularidade e universalidade.Organização: Uma realização do ICArabe em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Casa Árabe de Espanha. Conta com o apoio cultural da Embaixada da Argélia, Embaixada do Egito, Embaixada do Marrocos, Embaixada da Síria, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em São Paulo, Cinemateca da Embaixada da França, Centro Cultural da Espanha em São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Revista Chams, Associação dos Amigos da Cinemateca e Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes.Site da mostra: http://www.mundoarabe2011.icarabe.org


2011

  • VI Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema

Mês: junho
Local: CineSesc, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Cinemateca e Matilha Cultural
Descrição: Esta edição da Mostra acontece em um momento particular, em que o intercâmbio entre as culturas torna-se cada vez mais importante, pois a política global está se movendo lentamente para novos caminhos. Foram selecionados quinze filmes de nove países: Argélia, Egito, Emirados Árabes, Iraque, Jordânia, Líbano, Marrocos, Palestina e Tunísia, escolhidos por mostrar as particularidades dos países de origem, mas sem pretender o isolamento. Os filmes falam de questões que são comuns e acabam por unir os povos do mundo inteiro por meio da emoção e da esperança. Revelam as tensões, mas também o que há de harmônico entre a singularidade e universalidade.
Organização: Uma realização do ICArabe em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Casa Árabe de Espanha. Conta com o apoio cultural da Embaixada da Argélia, Embaixada do Egito, Embaixada do Marrocos, Embaixada da Síria, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em São Paulo, Cinemateca da Embaixada da França, Centro Cultural da Espanha em São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Revista Chams, Associação dos Amigos da Cinemateca e Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes.

Site da mostra: http://www.mundoarabe2011.icarabe.org  

 

2012

  • VII Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema

Mês: junho e julho
Local: CineSESC, Cinemateca, Cine Olido e Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, e  Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.
Descrição: esta edição trouxe ao Brasil uma seleção de filmes que integram a Mostra Mapeando a Subjetividade: cinema experimental árabe dos anos 60 até os dias atuais, exibida no MoMA, em Nova York, com filmes raros e atuais, além de produções premiadas em festivais árabes e internacionais, como o de Cannes, de Doha e de Abu Dhabi. Muitas apresentaram novos diretores, com talento reconhecido pelo movimento intelectual dos países árabes. Grande parte desses filmes era desconhecida no Ocidente e comprovou o vigor do Cinema Árabe também em sua arte e o talento experimental. Também apresentou duas seleções especiais. A primeira, Um olhar contemporâneo, trouxe outros dois filmes importantes sobre a atualidade no Mundo Árabe, incluindo filmagens realizadas durante os levantes da Primavera Árabe. A segunda, Um olhar brasileiro, apresentou duas produções recentes de diretores nacionais sobre o Oriente Médio. Uma é Constantino, de Otavio Cury, que teve lançamento mundial na Mostra e foi filmada tanto no Brasil como na Síria. A outra, Sobre Futebol e Barreiras, foi realizada por quatro jovens diretores brasileiros na Palestina-Israel. A mostra contou com as presenças de nomes internacionais, como a curadora Rasha Salti e os diretores Ali Essafi, Maha Maamoun e Ahmed Rashwan.
Organização: Uma realização do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Centro Cultural Banco do Brasil e Ministério da Cultura. Apoio cultural: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, ProAC, Embaixada do Reino do Marrocos no Brasil, Embaixada da Argélia no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França, Associação Cultural VideoBrasil, Sociedade Amigos da Cinemateca.

Site da Mostra: http://icarabe.org/mostras/mundoarabe2012/

 

2013

  • VIII Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema

Mês: agosto e setembro
Local: Cinesesc e Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
Descrição: Com curadoria de Soraya S. Smaili e Geraldo Adriano Godoy de Campos, esta edição apresenta 23 títulos dos Emirados Árabes, Palestina, Argélia, Líbano, Egito, Marrocos, Kuwait, Qatar e Iraque, além de produções latinas da Argentina e da Espanha, entre outras, dividida em duas sessões especiais:
“Sessão Mundo Árabe” – com a colaboração de parceiros como a Casa Árabe da Espanha e diversos festivais de cinema árabe. Esta seleção traz produções de grande repercussão nos festivais nos últimos dois anos, além de filmes clássicos e inéditos no Brasil. Emad Burnat, diretor do documentário palestino “Cinco Câmeras Quebradas”, indicado ao Oscar 2013 de Melhor Documentário, e seu filho Jibreel, protagonista do documentário, Hanan Abdalla, diretora do filme egípcio “À Sombra de Um Homem”, e o ator Nabil Asli, protagonista de “O Arrependido” e “Normal!”, são convidados especiais da  Mostra. 
“Sessão Diálogos Árabe-Latinos”- produções brasileiras e latino-americanas com temática relacionada à imigração árabe, aos países árabes e sua relação com o Brasil e outros países latinos, possibilitando a identificação de paralelos entre a cultura árabe e a sociedade brasileira e latina, por meio do entendimento das influências trazidas pelos imigrantes árabes. Esta é uma parceria com o CineFertil e com o Latin Arab International Film Festival (LAIFF - Buenos Aires). Edgardo Bechara, produtor do LAIFF, é o convidado especial. Destaque também para “A Última Estação”, de Marcio Curi, com roteiro de Di Moretti, com pré-estreia nacional durante a Mostra.
 

Organização: Uma realização do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) em parceria com Sesc, Centro Cultural Banco do Brasil e Ministério da Cultura, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da BrasilPrev; apoio da Cinemateca da Embaixada da França, Institut Français e CineFrance; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo e da Casa Arabe de Espanha.

Site da Mostra: http://mundoarabe2013.icarabe.org/

 

2014

 

  • IX Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema
  • Mês: agosto e setembro
  • Local: Cinesesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade e Cineclube Latinoamericano.
  • Descrição:  Com curadoria de Soraya S. Smaili e Geraldo Adriano Godoy de Campos, esta edição celebra, especialmente, as relações humanas, após alguns anos com produções voltadas para temáticas mais explicitamente políticas. Dividida em quatro sessões – “Panorama Mundo Árabe”, “Cinema Palestino”, “Cinema Egípcio Contemporâneo” e “Diálogos Árabes-Latinos”. Esta edição contou com parcerias internacionais com o Latin Arab International Film Festival, da Argentina, e com a MAD Solutions, um dos mais importantes atores no campo cinematográfico no Oriente Médio.
  • “Cinema Palestino” - a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema apresentou destaques do cinema palestino como “Omar”, primeiro filme palestino indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e “Um mundo que não é nosso”, um dos grandes filmes árabes dos últimos anos, que trata de um campo de refugiados palestinos no Líbano.
  • “Cinema Egípcio Contemporâneo” - idealizada pela curadoria para trazer ao Brasil alguns dos filmes de destaque da nova geração de cineastas egípcios, além de “Zelal”, o primeiro registro cinematográfico de um hospital psiquiátrico no Egito, da experiente Marianne Khoury, um dos nomes fortes do cinema daquele país. 
  • “Panorama Mundo Árabe” - o objetivo foi apresentar a diversidade da produção cinematográfica contemporânea dos países árabes que foi exibida nos festivais internacionais durante os últimos 2 anos.  Premiado em 2013, no Festival Internacional de Dubai, o marroquino “Adiós, Carmen”, de Mohamed Amin Benamraoui, presta uma grande homenagem à própria arte cinematográfica. Também foi exibido “Rock the Casbah”, de Laïla Marrakchi, que conta com um elenco de peso, com nomes como Hiam Abbass, Nadine Labaki e Omar Sharif, vivendo personagens de uma família marroquina que sofre uma ruptura após a chegada da filha mais nova, que vive nos Estados Unidos e trabalha como atriz.
  • Nos “Diálogos Árabe-Latinos” - contemplou filmes latino-americanos com temáticas relacionadas aos países árabes, destacou-se “Nem Sempre me Vesti Assim”, documentário da brasileira Betty Martins, que aborda a relação de mulheres muçulmanas no Reino Unido com o uso do véu.
  • Convidados especiais: o ator e músico de alaúde Samer Bisharat, do elenco de “Omar”; Marianne Khoury; Edgardo Bechara, diretor do LAIFF; e Raouf Jemni, músico tunisiano.
  • Organização: Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Sesc-SP, Centro Cultural Banco do Brasil , Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Prefeitura de São Paulo e Memorial da América Latina.
  • Site da Mostra: http://www.mundoarabe2014.icarabe.org/index.html