11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: Marcelo Masagão reflete sobre a obra de Kamal Aljafari no CCSP

Sex, 19/08/2016 - 11:33
Publicado em:

O Centro Cultural São Paulo recebeu, nesta quarta-feira, 17, na programação da 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, o debate “Imagem, Tempo e Memória”, com o cineasta brasileiro Marcelo Masagão e o curador da Mostra, Geraldo Adriano Godoy de Campos. O bate-papo teve como fio condutor o filme "Recollection" (assista aqui ao trailer), do diretor Kamal Aljafari.

A produção reúne imagens que mostram comunidades palestinas de Ramleh e Jaffa, dos anos 1960 até os 90. Com base em filmes americanos e israelenses em meio à destruição da cidade, mostra momentos da vida de Kamal, o drama dos palestinos, os conflitos sociais e a perda do território. 

O curador Geraldo Adriano Godoy de Campos destacou a escolha do filme, afirmando que o cinema pode trazer questões sem explicação didática, pois a Mostra Mundo Árabe de Cinema exibe filmes para reflexão e debates sobre o mundo árabe.  ‘’Por que falar do abstrato mediante os conflitos existentes? A força dessa temática junta atribui sentido para o mundo em que vivemos, mediante imagens’’. E “Recollection” mostra a passagem do tempo, da memória visual e sonora, é uma sessão de nostalgia, cria uma metáfora e apresenta uma racionalidade sem sentido para mostrar a perda de território, afirma Campos.

Para o cineasta Marcelo Masagão, Kamal mostra memória para o sofrimento da perda, a convivência com a dor sem raiva. ‘’A repetição de imagem e espaço de tempo me leva a entender que não é um ressentimento, uma vitimização, e sim uma lógica da afirmação. É mostrar as dificuldades e a vontade de viver. Um certo esquecimento de algum acontecimento, continuar vivendo e ressignificar o lugar’’, afirma.

Ao final do debate, Masagão contou ao Portal ICArabe que a obra de Kamal causou impacto. ‘’Foi um prazer estar aqui na Mostra Mundo Árabe a convite do Geraldo. Foi muito bacana conhecer o filme do Kamal que surpreendentemente me deixou impactado.” 

O evento também agradou ao público presente. A espectadora Sueli Maria dos Santos ressaltou a importância de discutir o tema e o enxergar de uma nova maneira. ‘’O debate foi incrível, o Marcelo Masagão fez colocações interessantíssimas em uma outra estrutura mental. Gostei de presenciar esse evento, pois abre outros entendimentos a respeito da mesma questão.’’

A Mostra

A 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Serviço Social do Comércio - SESC, patrocínio do Banco do Brasil e copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

A edição deste ano traz cinco sessões temáticas: Panorama Mundo Árabe; Cinema Palestino; Diálogos Árabe-Latinos; Imagem, Tempo e História e Pequenos Olhares - e encontros com convidados brasileiros e árabes. 

Os filmes ficam em cartaz até o dia 28 de agosto no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-SP, CineSesc, Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade. A programação inclui ainda debates e outras atividades.

Confira a programação completa no site: http://www.mundoarabe2016.icarabe.org/programacao

Veja mais imagens da abertura na página da Mostra no Facebook