Universidade oferece especialização em língua árabe. Prazo para inscrição encerra-se nesta sexta, dia 17

Sex, 17/02/2017 - 00:27

 

Curso de pós-graduação lato sensu em idioma árabe será ministrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aulas vão de março a dezembro.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abrirá as inscrições para  pós-graduação lato sensu em Língua Árabe. Os interessados poderão se candidatar dos dias 13 a 17 deste mês. As aulas acontecem de março a dezembro.

Depois de dois anos sem ser oferecida, a especialização em Língua Árabe foi retomada com 15 vagas disponíveis. Segundo Suely Lima, coordenadora da pós-graduação e professora assistente do Setor de Estudos Árabes, é preferível que os candidatos tenham formação em Letras em Língua Árabe, apesar de este não ser um requisito obrigatório.

“É um curso de cunho linguístico. Pessoas de outras áreas podem ter dificuldades na parte de pesquisa”, explica a professora. Ela diz que o foco é a estrutura da língua árabe e que serão ensinados conteúdos como morfologia e sintaxe.

O objetivo é formar professores para o ensino da língua árabe para falantes de português. Perguntada sobre o tamanho da demanda de professores de língua árabe no Brasil, Lima responde que “a demanda não é grande, mas a pouca demanda que tem é difícil de suprir”.

A professora destaca iniciativas como a do consulado do Líbano no Rio de Janeiro, por exemplo, que oferece curso de árabe, e ainda mantém a Escola Libanesa, na qual o idioma árabe faz parte da grade dos estudantes. “Os bons alunos são todos aproveitados”, disse Lima, referindo-se aos que se formam como professores do idioma.

Lima também aponta as principais dificuldades da aprendizagem de árabe pelos brasileiros. “A principal é o alfabeto. Ele (aluno) tem que se alfabetizar de novo. Geralmente, esse é o primeiro empecilho. Os fonemas também são diferentes, mas isso tudo pode ser superado”, incentiva.

Ela lembra ainda que, diferentemente de idiomas como o inglês, o árabe não conta com material de apoio disponível no Brasil, como filmes e músicas nas rádios e na televisão. “Só com uma busca na internet”, aponta.

A etapa de seleção para os alunos que irão cursar a pós da UFRJ inclui uma prova escrita, na qual os candidatos precisarão traduzir um texto do árabe para o português; entrevista e análise curricular.

As informações sobre os documentos necessários para a candidatura e como fazer a inscrição estão disponíveis no link www.letras.ufrj.br/pgletras/CursosLatoSensu2017.html.