Mostra Mundo Árabe de Cinema ocorrerá em São Paulo de 9 a 16 de agosto

sex, 14/07/2017 - 13:21
Publicado em:

A edição 2017 da Mostra Mundo Árabe de Cinema, que será promovida pelo Instituto da Cultura Árabe - ICArabe de 9 a 16 de agosto, em São Paulo, exibirá em sua abertura, no dia 9, no CineSesc, o filme libanês Ila Ayn - o primeiro sobre imigração árabe para o Brasil.

A produção, que é também a primeira do cinema de autor libanês e primeira do Líbano a ser exibida no Festival de Cannes, aborda a migração de um pai de família libanesa - de um pequeno povoado do país - para o Brasil, em 1957.

Este é um dos filmes mais especiais da edição 2017, não só por envolver o Brasil, mas também por fazer parte da Sessão “O território que habita em mim”, um dos principais eixos da curadoria feita por Geraldo Adriano Godoy de Campos para esse ano. 

Ila Ayn

Líbano / 1957 / 90 min.

Diretor Georges Nassr

Idioma: Árabe

Sessão: "O território que habita em mim"

Como recorte especial para a Mostra 2017, a curadoria elege um tema que atravessa o campo artístico com muita força no momento em que vivemos. Uma reflexão sobre a territorialidade é, simultaneamente, um olhar atento à subjetividade e o pertencimento e às possibilidades históricas inscritas no presente. Em um contexto de crescente desesperança global, com a proliferação de pessoas em condições de refúgio, migrantes e deslocados forçados, esta sessão permite vislumbrar alguns dos temas que atravessam nosso tempo, como a mobilidade humana, a questão urbana, questões de gênero e sexualidade, religiosidades. Os filmes serão acompanhados de debates com pessoas de destaque na reflexão sobre a contemporaneidade, como artistas, cineastas, filósofos e psicanalistas.

A programação completa da Mostra Mundo Árabe de Cinema 2017 será divulgada em breve.