Mohamed Habib faz palestra sobre situação política no mundo árabe

Sex, 25/02/2011 - 08:17

Na última segunda-feira, 21 de fevereiro, Mohamed Habib, vice-presidente do ICArabe e pró reitor da Unicamp falou sobre a situação política no mundo árabe, mais especificamente sobre a queda do ditador Mubarak, no Egito, em uma palestra na Sala dos Estudantes, na faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). A plateia, formada por estudantes, professores e demais interessados no tema, ouviu atentamente e fez perguntas a Habib, que é egípcio e veio para o Brasil aos 31 anos de idade.

Para facilitar a compreensão dos fatos que levaram o Egito a derrubar a ditadura de Mubarak, o professor fez um resgate da história do Egito, desde a ocupação britânica em 1882 e a construção do Canal de Suez, passando pela formação dos países do Oriente Médio, que remonta à queda do Império Turco Otomano e à partilha do território realizada pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial.

Habib falou sobre a formação do Estado de Israel, em 1947, apoiada pela ONU. Abordou também diversos aspectos do governo nacionalista de Abdel Nasser, que assumiu o governo do Egito após a queda do Rei Faruk, deposto pelo exército com apoio da sociedade civil organizada e de movimentos sociais, como a Fraternidade Muçulmana.

Com a morte de Nasser, assume o poder seu vice, Sabat. Quando este morre assassinado, assume Mubarak, que permaneceu por 30 anos no poder, até ser derrubado por um movimento espontâneo de jovens descontentes com o rumo do país, em protestos que começaram em 25 de janeiro. Após a queda do ditador, uma equipe de transição assumiu a tarefa de conduzir um processo eleitoral para o qual membros do Exército e do governo provisório não devem se candidatar. Habib ressaltou ainda que o processo no Egito tem animado povos de países da região, como a Líbia, a lutar por sua libertação.