ONU lança programa para recuperação do Iraque

Qui, 15/02/2018 - 15:56
Publicado em:

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou, na quarta-feira, 14 de fevereiro, o Programa de Recuperação e Resiliência para o Iraque. O Kuweit está abrigando uma conferência internacional em prol da reconstrução do país vizinho.

Guterres explicou que o programa de dois anos é feito para ajudar o governo a “acelerar as dimensões sociais da reconstrução” e criar “melhorias imediatas para a vida das pessoas”.

Sofrimento

O plano inclui revitalização de áreas que estão sob risco de violência e apoio à participação política e desenvolvimento social inclusivo. Durante seu discurso, o chefe da ONU destacou que o Iraque “é um país que já sofreu muito”, com “dezenas de milhares de iraquianos que morreram e centenas de milhares que perderam suas casas e seus meios de subsistência”.

Quase 6 milhões de civis foram deslocados pela violência e segundo Guterres, mulheres e meninas viraram alvo de violência sexual num nível assustador. O secretário-geral reconheceu o grande esforço nacional feito pelos iraquianos, que forneceram “80% do apoio humanitário necessário para seus compatriotas”.

Ele ressaltou que ao longo do conflito, o povo iraquiano nunca se afastou da sua tradicional hospitalidade, com famílias por todo o país abrindo as portas de suas casas para aqueles que fugiam da morte e do caos. O país tem escolas, hospitais, estradas e residências destruídos por explosivos. Cerca de 2,5 milhões de pessoas continuam deslocadas e ajudar esses civis a retornarem para casa de forma segura deve ser prioridade do plano.

 

Legenda da foto: UNICEF/Romenzi

Mulheres e crianças andam em meio à destruição em Mossul, no Iraque