Campanhas ajudam sírios no Brasil e na Síria

Qua, 11/11/2015 - 23:42
Publicado em:
Duas campanhas estão sendo realizadas para ajudar tanto os sírios que chegam ao Brasil quanto aqueles que permanecem na Síria.

Uma delas é promovida pelo Comitê Imigratório Sírio em São Paulo visando a enviar ajuda para as pessoas que enfrentam as dificuldades decorrentes do conflito na Síria. Coordenada pelo Cônsul Geral da Síria em São Paulo, Sami Salameh, a iniciativa foi abraçada pelo Comitê. “A campanha pretende arrecadar fundos para enviar principalmente assistência médica, equipamentos e material hospitalar, itens como próteses, ambulâncias e cadeiras de rodas”, explica o presidente da Diretoria do Clube Homs, Antonio José Neaime, que representa o clube nas duas campanhas. Um bingo organizado pelo clube já arrecadou R$ 100 mil, que devem ser utilizados na compra de uma ambulância.

O comitê, que funciona na sede do Club Homs, em São Paulo, tem participação das principais entidades e clubes árabes de São Paulo, como a Arquidiocese Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina de São Paulo e todo o Brasil, o Consulado Geral da República Árabe Síria em São Paulo, o Esporte Clube Sírio, a Sociedade Antioquina do Brasil, o Clube Alepo e a Sociedade Beneficente Islâmica Alauita de São Paulo.

A segunda campanha é o MAIS - Movimento de Apoio aos Irmãos Sírios, que tem como objetivo auxiliar quem chega ao Brasil. “A ideia é ajudá-los a retomar suas vidas. Os sírios que chegam aqui são, em sua maioria, profissionais qualificados, que tiveram que deixar seus lares  para uma nova vida. Vieram para somar ao Brasil. Eles precisam, principalmente, regularizar sua situação, ter a carteira de trabalho e o reconhecimento de seus diplomas para conseguir trabalhar”, explica Neaime.

Para estes casos, a ajuda essencial, no momento, é para que os sírios que aqui chegam tenham moradia, aulas de português e auxílio jurídico para sua regularização.

Liderado pelo Lar Sírio Pró-Infância e coordenado pela Arquidiocese Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina de São Paulo e todo o Brasil, o MAIS é integrado por diversas instituições, além do Club Homs: Esporte Clube Sírio, Hospital Sírio Libanês, Hospital do Coração Associação do Sanatório Sírio HCor, A Mão Branca - Associação de Amparo aos Idosos, Liga das Senhoras Católicas, Associação Beneficente Feminina Sírio-Libanesa – Creche Adélia Curi, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria, Liga das Senhoras Ortodoxas, Catho Empregos, Sociedade Antioquina do Brasil, Câmara de Comércio Brasil - Líbano: CCBL, Clube Atlético Monte Líbano.

Para colaborar com as campanhas, você pode fazer doações por meio das seguintes contas:

Comitê Imigratório Sírio em São Paulo

Conta corrente 4879-8

Banco Bradesco

Agência 0156

Club Homs 

CNPJ 52 042 058 0001 00

 

MAIS - Movimento de Apoio aos Irmãos Sírios

Conta corrente 09909-34

Banco HSBC

Agência 1791

Lar Sírio Pró-infância

CNPJ 62 187562 0001 43

 

Necessidades atuais

A campanha MAIS encerrou neste último final de semana a coleta de roupas e brinquedos e realizou a separação deste material, com coordenação do Lar Sírio Pró-Infância. A coordenação agradece a todos que participaram pela solidariedade. Agora, a maior necessidade é por alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Para informações sobre as doações, você pode entrar em contato com o Lar Sírio pelo telefone (11) 2092-4811.

A coordenação da campanha está buscando um local para realizar um grande evento de distribuição das doações e em breve divulgaremos aqui no site.