Centenário do escritor Salim Miguel ganha site e programação diversa

Sex, 26/01/2024 - 10:45
Publicado em:

 

No dia 30 de janeiro, o escritor Salim Miguel completaria 100 anos. Nascido no Líbano, em 30 de janeiro de 1924, chegou ao Brasil aos 3 anos de idade, acompanhado dos pais e de duas irmãs menores. Até sua partida, aos 92 anos, foi um brasileiro apaixonado pela país e por uma literatura sem fronteiras.

Como homenagem, e forma de informar sobre os eventos programados para acontecer em 2024 em diferentes instituições, foi criado, por sua família, o site "Salim Miguel 100 anos", que  entrará no ar no primeiro minuto do dia 30 de janeiro, em www.salimmiguel100anos.com.br.

Também no dia do centenário, 30 de janeiro, acontecem:

1) Inauguração na sede da Editora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis, de uma placa comemorativa.

2) Lançamento da publicação eletrônica “Levantamento Bibliográfico: Salim Miguel", pelo Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), que reúne em ordem cronológica as referências de artigos e resenhas literárias escritos por Salim e veiculados em revistas e jornais de todo o Brasil.

3) Lançamento do Suplemento Especial da "Libanus", web-revista trimestral, iniciativa da Academia Líbano-Brasil de Letras, Artes e Ciências, criada em 2022 pelo consulado no Rio de Janeiro e que reúne descendentes de libaneses e árabes de diversas partes do Brasil.

Ao lado de UFSC, UDESC e Revista Libanus, já confirmaram eventos a ABL (Academia Brasileira de Letras, em 21 de março), o Sesc Friburgo (de 7 a 10 de maio), a UFRJ (segundo semestre) e a UnB (segundo semestre).

Além da programação, o site traz pequena biografia, lista da obra completa, galeria de fotos e um espaço para depoimentos e comentários. Esta área tem um email (salimmiguel100anos@gmail.com) para receber colaborações de leitores, amigos, estudiosos e parentes.

O site será atualizado sempre que necessário e também a cobertura dos eventos.