XVI Congresso Panamericano Árabe elege nova diretoria da Fearab América

Qua, 09/02/2011 - 14:10
Publicado em:

Em novembro de 2010, durante o XVI Congresso Panamericano Árabe, realizado no Uruguai, foram eleitos e nomeados os membros da nova diretoria executiva da Fearab América (Federação de Entidades Americano-Árabes) para os próximos três anos (Confira abaixo o novo Comitê Executivo da Fearab América).

A delegação brasileira que participou do encontro foi composta por Rezkalla Tuma, Eduardo Elias, Claude Fahd Hajjar, Marlusa Elias e Carlos Tebecherani Haddad. Ao todo, compareceram mais de 200 delegados e entidades convidadas e colaboradoras.
Segundo Claude Fahd Hajjar, vice-presidente da Fearab América, na ocasião foram montadas três comissões de trabalho. “A jurídica trabalhou para a modificação e modernização do estatuto de Fearab América; e a cultural debateu as modernas tecnologias e a utilização das redes sociais como integradoras das instituições americano árabes”, disse.

A terceira comissão, de conjuntura política, teve como tema Geopolítica do Oriente Médio: paz para a Palestina. “O debate foi intenso e os membros de Fearab América se anteciparam na solicitação de reconhecimento do Estado palestino, no dia 11 de novembro, sendo que o ex-presidente Lula anunciou o reconhecimento no dia 1 de dezembro”, acrescentou Claude.

A Fearab América

Conforme contou Claude, a Fearab América, teve sua origem, por um apelo da comunidade de imigrantes árabes da América Latina. “A Argentina já vinha promovendo um movimento para reunir as suas entidades e formarem uma federação, isso nos idos de 1970 e 1971. Em 1972, procuramos o presidente do Brasil, o General Médici, na intenção de podermos ter um grande Congresso Americano para formarmos uma Federação Árabe das Américas. Mas, ele respondeu que não seria interessante permitir uma reunião, pois iria criar um problema com outras comunidades, em virtude dos conflitos no Oriente Médio”, lembrou.

Após Perón ser eleito na Argentina, uma comissão reuniu-se para um primeiro diálogo e, rapidamente, ele abriu as portas e colocou à disposição o Teatro Colon, ou qualquer outro ambiente do Governo.

“Uma reunião foi realizada no Clube Honori Patria, em Buenos Aires, resultando na escolha do nome da entidade como Fearab América. Durante o ano de 1973 fizemos diversas reuniões também no Club Homs em São Paulo”, explicou a vice-presidente.

Segundo ela, a Fearab surgiu num momento histórico em que ser árabe na América era bastante constrangedor e bastante diverso do ser Árabe na era Lula. Hoje, Claude caracteriza a entidade mais como normativa do que executiva. “Nós entendemos que as instituições que atuam no panorama cultural e acadêmico na América trabalham dentro dos objetivos e metas da Fearab América. Entendemos ainda, que quanto mais entidades e instituições divulgarem e trabalharem a cultura árabe mais nos aproximaremos de nosso objetivo: traduzir, facilitar e desmistificar o mundo árabe e o mundo americano”, concluiu. 

 

Novo Comite Executivo da Fearab América

Presidente - Pedro Abuchalja Seade - Uruguai
Vice-presidente - Ing. Alfredo Deriche Gutiérrez - Cuba
Vice-presidente - Claude Fahd  Hajjar - Brasil
Secretário Geral - Carlos E. Manzor Ceriani - Uruguai
Pro Secretario - Ana María Aviotti de Haddad - Argentina
Tesoureiro - Jorge  Belhot - Uruguai
Pro Tesoureiro - Roberto Maso - Chile 

Diretores Titulares

Paulo Daniel Farah - Brasil
Dr. Ricardo Nazer – Argentina
Lic. José Elías Chediak – Cuba
Janna Sakalha Díaz - Chile
Ex. Chanceler prof. Alejandro Hamed Franco – Paraguai
Dr. Fernando Juan Said – Argentina 

Diretores suplentes

Fuad Achcar - Brasil
Dra. Lucia Martínez Araujo – Uruguay
William Tapia - Chile
Carlos Tebecherani Haddad - Brasil
Jazmín Zamur – Chile
Gassan Salamá - Panamá

Conselho Consultivo de Fearab América

Mohamad Mourad - Brasil
Rezkalla Tuma - Brasil
Rafael Bayed Mardine - Venezuela
Kaled Salama - Panamá