Art Dubai recebe cinco artistas brasileiros

Qua, 13/03/2019 - 18:39
Publicado em:

Feira de arte internacional em Dubai recebe 12 artistas latino-americanos para residência – cinco deles são brasileiros. A Art Dubai vai de 20 a 23 de março, no emirado.

Da Redação ANBA

Uma das principais feiras de arte internacional do Oriente Médio, a Art Dubai recebe em sua 13ª edição doze artistas latino-americanos para seu programa de residência, sendo cinco brasileiros. Eles passam entre quatro e oito semanas no emirado, produzindo obras que serão expostas na mostra de 20 a 23 de março. Os outros artistas têm origem argentina, colombiana, cubana e uruguaia.

A Art Dubai é uma das principais feiras de arte internacional do Oriente Médio e um dos eventos mais relevantes para se ver arte do Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia, bloco chamado de Menasa.

Os cinco artistas brasileiros da residência são Flora Rebollo (São Paulo) – foto de obra acima -, Rodolpho Parigi (São Paulo), Luiz Roque (São Paulo), Alexandre da Cunha (São Paulo) e Laura Lima (Rio de Janeiro). Os outros latino-americanos são Verónica Vázquez (Uruguai), Luis Enrique López-Chávez (Cuba), José Manuel Mesías (Cuba), Luciana Lamothe (Argentina), Nicanor Aráoz (Argentina), Mazenett Quiroga (Colômbia) e Jerry B. Martin (Argentina).

A ideia é que os artistas façam uma imersão na vida e cultura dos Emirados e usufruam da cena artística local para criar novas obras para a feira, praticando nesse novo ambiente e fundindo as suas características com o meio em que estão alocadas.

A cocuradoria do projeto de residência ficou por conta da diretora artística paulistana Fernanda Brenner, ao lado da emirati baseada em Abu Dhabi, Munira Al Sayegh. A segunda edição do projeto é apoiada pelo Gabinete de Diplomacia Pública e Cultural nos Emirados Árabes Unidos em parceria com o Ministério de Relações Exteriores e de Cooperação Internacional dos Emirados, com espaços de residência fornecidos por Bait 15, Dubai Design District, Tashkeel e Warehouse421.

Além das obras dos residentes, o quadro “A Grande Árvore” (2018), do brasileiro Marcelo Moscheta e cedido pela Galeria Vermelho (São Paulo), também será exibido na mostra.

A Art Dubai 2019 reunirá mais de noventa galerias de mais de quarenta países, divididas em quatro seções: Contemporânea, Moderna, Residentes e Bawwaba. Bawwaba, em árabe, significa Porta de Entrada em tradução livre (Gateway, em inglês) e é uma nova seção da mostra que busca mostrar os questionamentos dos artistas acerca da noção de Sul Global. A seção contará com 10 obras baseadas ou focadas nas regiões do Oriente Médio, África, Ásia Central e do Sul, e América Latina, abordando temas de migração global, estruturas socioeconômicas e identidade. A curadoria da seção é da franco-camaronesa Élise Atangana.

A programação completa completa da Art Dubai, que conta ainda com palestras, performances, passeios e workshops, está no site da mostra. A 13ª edição da Art Dubai faz parte da Semana de Arte de Dubai, a Art Week, de 16 a 23 de março, que conta com outras programações.

Serviço

Art Dubai
Madinat Jumeirah
Al Sufouh Road, Umm Suqeim
Dubai, UAE
http://www.artdubai.ae/visiting-the-fair/

Horários e ingressos
Dia 20 apenas para convidados
Dia 21, das 14h às 21h30 (entrada até 21h)
Dia 22, das 12h às 21h30 (entrada até 21h)
Dia 23, das 12h às 18h30 (entrada até 18h)
Ingresso para um dia a 60 dirhams (online) ou 90 dirhams (no local)
Ingresso para os três dias a 100 dirhams (online) ou 150 dirhams (no local)