Mostra de Cinema Árabe Feminino no Centro Cultural Banco do Brasil do RJ - até o dia 25 de março - Rio de Janeiro/RJ

Qua, 13/03/2019 - 18:56
Publicado em:
0 comments

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro recebe neste mês a Mostra de Cinema Árabe Feminino. O evento, que começou no dia 07 e vai até 25 de março, celebra o Dia Internacional da Mulher (comemorado em 08 de março), trazendo obras dirigidas por mulheres de origem árabe. As sessões têm entrada gratuita.

A seleção inclui 37 longas e curtas de cineastas premiadas em festivais internacionais. Os filmes foram produzidos na Arábia Saudita, Argélia, Egito, Iêmen, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina, Qatar, Síria e Tunísia.

A curadoria da mostra é feita por Analu Bambirra e Ana França. Para abrir a mostra, elas escolheram o longa-metragem inédito no Brasil Os Afortunados (The Blessed). O filme venceu os prêmios de Melhor Atriz no Festival de Veneza de 2017, pela atuação de Lyna Khoudri, e de Melhor Direção no Festival de Dubai.

Cin

A diretora do longa, a argelina Sofia Djama, marca presença no festival. Ela deu uma “masterclass” de roteiro. Formada em literatura pela Universidade de Argel, a cineasta ainda participa de uma conversa pública após uma exibição de seu filme no dia 22.

Para explorar temas políticos e sociais que permeiam as produções, a programação inclui ainda debates e mesas redondas. Entre as obras estão 13 longas, oito inéditos e 24 curtas, como ‘Aya’, filme produzido por Tunísia/França/Catar (foto acima). O projeto é uma realização da Partisane Filmes, patrocinada pelo Banco do Brasil através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A mostra terá filmes de gêneros diversos que passam por ficção, documentários e experimentais. As mesas redondas que fazem parte da programação são “O mundo árabe no feminino: religião, nação e feminismos” e “Corpos-ficções palestinos: pensamentos fílmicos a partir de uma geografia violentada”.

Serviço

Mostra de Cinema Árabe Feminino
07 a 25 de março
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações em (21) 3808-2020 / ou no site.