ACNUR promove mostra de cinema sobre refugiados

Sex, 02/06/2017 - 10:45
Publicado em:

Durante o mês de junho, cinco capitais brasileiras exibirão filmes com diferentes visões sobre o tema do refúgio.

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), o ACNUR - Agência da ONU para os Refugiados, esta promovendo neste mês de junho, a mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio”, que percorrerá cinco capitais brasileiras durante todo o mês de junho, com diferentes visões sobre o tema.

Com produções inéditas no circuito nacional, a mostra “Olhares sobre o Refúgio” oferecerá ao público a visão de diretores brasileiros e estrangeiros sobre os dilemas, dificuldades e conquistas de refugiados em diferentes partes do mundo.

A mostra começa por Curitiba, com o documentário “Bem-vindo ao Canadá”, um curta metragem produzido em 2016 sobre a história de um jovem refugiado sírio que vive naquele país e ajuda outros refugiados recém-chegados a reconstruírem suas vidas. Na capital paranaense, a mostra segue em cartaz até o dia 4 de junho, na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174), às 19hs, com entrada franca.

Além de Curitiba, a mostra “Olhares sobre o Refúgio” passará pelo Rio de Janeiro (nos dias 6, 13, 20 e 27 de junho), Porto Alegre (de 8 a 11 de junho), Brasília (17 de junho) e São Paulo (de 22 a 27 de junho), sempre com entrada franca – veja abaixo a programação completa.

Os outros títulos da mostra são os inéditos “Exodus: de onde eu vim não existe mais” (Brasil e Alemanha, 2016), “Estou com a Noiva” (Itália e Palestina, 2014) e a “Casa de Lúcia” (Brasil, 2017), além do documentário ficcional “Era o Hotel Cambridge” (Brasil, 2017), já exibido no circuito comercial.

Com direção de Hank Levine, o documentário “Exodus” revela a história de seis pessoas refugiadas que buscam reconstruir suas vidas em desafiadoras circunstâncias, inclusive no Brasil. A produção ítalo-palestina “Estou com a Noiva”, dirigida por Antonio Augugliaro, Gabriele Del Grande e Khaled Soliman Al Nassiry, mostra a saga de refugiados numa viagem de 3.000 quilômetros entre Milão (Itália) e Estocolmo (Suécia), tendo como pano de fundo um casamento fictício. A produção ítalo-palestina “Estou com a Noiva”, dirigida por Antonio Augugliaro, Gabriele Del Grande e Khaled Soliman Al Nassiry, mostra a saga de refugiados numa viagem de 3.000 quilômetros entre Milão (Itália) e Estocolmo (Suécia), tendo como pano de fundo um casamento fictício.

O documentário brasileiro “A Casa de Lúcia”, dirigido por João Marcelo e Lúcia Luz, retrata a inesperada viagem de uma refugiada síria que vive no Brasil ao Kuwait, onde ela reencontra seus familiares e evidencia a dificuldade de retornar para um local ao qual já não pertence mais. E a ficção documental “Era o Hotel Cambridge”, dirigida por Eliane Caffé, debate os dilemas da moradia para populações vulneráveis – inclusive refugiados – nos grandes centros urbanos.

Em São Paulo, a mostra contará ainda com os filmes “O Pacote Completo” (Alemanha, 2014) e “Terra Firme” (França e Itália, 2011) e com a exibição de obras da artista multimídia Sonia Guggisberg.

São parceiros da mostra a Embaixada do Canadá no Brasil, o Governo do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Curitiba, o Instituto Oi Futuro, o SESC-SP e o coletivo Bambuo. Também apoiam a realização da mostra a Caritas Brasileira Regional Paraná, a Associação Antônio Vieira, o Instituto Migração e Direitos Humanos, as Caritas Arquidiocesanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o ADUS (Instituição de Integração do Refúgio), a Associação Compassiva, IKMR e instituições de ensino superior vinculadas à Cátedra Sérgio Vieira de Mello. A classificação indicativa da mostra é de 16 anos.

Além da mostra de internacional de cinema “Olhares sobre o Refúgio”, as celebrações do Dia Mundial do Refugiado no Brasil terão seminários, exposições, divulgação de estatísticas globais sobre a refúgio no mundo e feiras culturais e gastronômicas – sempre com a participação de refugiados que vivem no país.

Segundo dados do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), vivem atualmente no Brasil cerca de 10 mil pessoas reconhecidas como refugiadas, de diferentes nacionalidades, sendo a maioria proveniente da Síria, Colômbia e República Democrática do Congo.

Para mais informações sobre as atividades do Dia Mundial do Refugiado no Brasil, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do ACNUR: (61) 3044.5744 / brabrpi@unhcr.org

A seguir a agenda completa da mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio

Curitiba: de 01 a 04 de junho, sempre às 19hs

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174)

·         01/06: “Bem-Vindo ao Canadá

·         02/06: “Estou com a Noiva

·         03/06: “Exodus: de onde eu vim não existe mais

·         04/06: “Era o Hotel Cambridge

Porto Alegre: de 08 a 11 de junho, sempre às 19hs

Local: Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

·         08/06: “Bem-Vindo ao Canadá

·         09/06: “Estou com a Noiva

·         10/06: “Exodus: de onde eu vim não existe mais

·         11/06: “Era o Hotel Cambridge

Rio de Janeiro: 06, 13, 20 e 27 de junho, sempre às 19hs

Local: Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo)

·         06/06: “Bem-Vindo ao Canadá” e “Exodus: de onde eu vim não existe mais

·         13/06: “Era o Hotel Cambridge

·         20/06: “Estou com a Noiva

·         27/06: “A Casa de Lúcia

Brasília: 17 de junho (a partir das 14hs)

Local: Cine Brasília (EQS 106/107 - Asa Sul)

·        17/06: “Bem-vindo ao Canadá” (14:30hs)

·        17/06: “Era o Hotel Cambridge” (16:30hs)

·        17/06: “Estou com a Noiva” (18:30hs)

·        17/06: “Exodus: de onde eu vim não existe mais” (20:15hs)

São Paulo: de 22 a 27 de junho, sempre às 19hs

Local: CineSesc (Rua Augusta, 2.075)

·         22/06: “Bem Vindo ao Canadá

·         23/06: “Estou com a Noiva

·         24/06: “Exodus: de onde eu vim não existe mais

·         25/06: “A Casa de Lúcia

·         26/06: “Terra Firme

·         27/06: “O Pacote Completo

Mais informações: http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/mostra-internacional-de-cinema-inaugura-celebracoes-do-dia-mundial-do-refugiado-no-brasil/

(do ACNUR)

 

Leia também:

Dia Mundial do Refugiado terá diversos eventos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro

 

Exposição fotográfica "Infância Refugiada" - 27 de junho a 6 de agosto - São Paulo/SP