Inscrição aberta para doutorado de brasileiros no exterior

Sex, 18/02/2022 - 14:41
Publicado em:

 


A Capes, ligada ao Ministério da Educação, recebe inscrições de brasileiros interessados em receber bolsa para cursar doutorado-sanduíche em outros países.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União, edital sobre as inscrições para bolsas de doutorado-sanduíche de brasileiros no exterior.  A Capes é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) que tem como principal missão o trabalho pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu, que são o mestrado e doutorado, no Brasil.

Serão financiadas 1,4 mil vagas,  com  investimento previsto é de até R$ 81,8 milhões para bolsas de seis a dez meses. A previsão é que o início das atividades dos estudantes no exterior ocorra entre setembro e novembro deste ano. O doutorado-sanduíche é aquele cuja parte do curso é feita no Brasil e outra parte no exterior.

Para participar do programa, o candidato deverá estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, não ter título de doutor, ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado. É preciso provar proficiência em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios de outras agências de fomento para a mesma finalidade. Após a conclusão dos estudos no exterior, o bolsista deve retornar ao Brasil para defesa de tese.

A primeira fase do edital, a seleção interna dos candidatos pela instituição de ensino superior, estará aberta até 31 de março. Posteriormente, os selecionados pelas instituições deverão se inscrever no link Inscrição Online da página do programa, no prazo de 4 abril até as 17h de 25 de abril. Segundo a Capes, dúvidas em relação ao edital deverão ser enviadas para o e-mail pdse@capes.gov.br em até dois dias antes do fim das inscrições.