Artista libanês expõe colagens digitais em Manaus

Seg, 22/01/2024 - 19:05
Publicado em:

 

Jacques Menassa exibe 32 colagens impressas em papel fotográfico no Museu da Cidade de Manaus, de 25 de janeiro a 25 de fevereiro. Público pode conferir a abertura em 24 de janeiro, quarta-feira, às 19h.

O artista libanês Jacques Menassa irá exibir colagens digitais de sua autoria na exposição “Homenagens, Lembranças e Saudades”, no Museu da Cidade de Manaus, no Paço da Liberdade, em Manaus, Amazonas. O público pode apreciar as obras a partir da abertura, no dia 24 de janeiro às 19 horas. A visitação é de 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 09 horas às 16h30, com entrada gratuita. Na imagem acima, colagem “Minha identidade”, que estará na exposição.

 

Serão expostas 32 colagens digitais impressas em papel fotográfico. Menassa informou em nota que a colagem é uma técnica de criação artística que consiste na criação de uma obra por meio da combinação de elementos de diversas naturezas, como desenhos, extratos de jornais com texto, fotos, entre outros.

“Meu trabalho hoje é a colagem digital, que é a parte moderna da arte da colagem. Fiz minhas colagens graças à inspiração que certas memórias, pessoas e lugares também me deram, em diferentes situações e espaços. E cada obra tem uma história e uma oportunidade de produzi-la ou criá-la, porque a inspiração criativa vem de uma fonte desconhecida ou espontânea”, disse o artista.

Segundo ele, o projeto expositivo é o resultado de observações e trabalhos que duraram mais de três anos. “A maioria dessas colagens foi feita durante o isolamento da covid-19, e esta seleção exposta está dividida em três grupos, onde em cada grupo há uma mensagem ou uma ideia para expressar”, declarou.

A primeira parte da mostra, contou Menassa, será uma homenagem à sua cidade natal, Beirute, no Líbano. “Beirute, Bérytos, Beryte, com mais de 5 mil anos. Sete vezes destruída, sete vezes reconstruída, como a Fênix, renascerá das cinzas e continuará a ser a pérola do Oriente”, disse.

A segunda parte homenageia pessoas que deixaram lembranças na vida do artista e durante sua estadia em Manaus e na Amazônia. “E certamente uma saudação à Amazônia, que mora no meu coração”, disse.

Por fim, a terceira parte das colagens em exibição é “uma variedade de reflexões e observações que surgiram durante o isolamento da covid-19 sobre diferentes temas da vida”, disse o artista.

Leia mais sobre o artista Jacques Menassa:

 

Serviço

Homenagens, Lembranças e Saudades
Exposição de colagem digital por Jacques Menassa
Abertura: 24 de janeiro, quarta-feira, às 19 horas
Visitação de 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2024
De segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16h30
Museu da Cidade de Manaus – Paço da Liberdade
Rua Gabriel Salgado – Centro, Manaus – Amazonas
(92) 3622-4991
Entrada gratuita