Concurso sobre Feira de Trípoli prorroga inscrições

Ter, 14/11/2023 - 22:55
Publicado em:
Empreendimento projetado por Oscar Niemeyer no Líbano é tema de um concurso de artes promovido pela diplomacia brasileira. Novo prazo de inscrição é 30 de novembro.
 

As inscrições para um concurso de arte sobre a Feira Internacional Rachid Karami, a Feira de Trípoli, que se encerravam em 29 de outubro, foram prorrogadas até 30 de novembro. O empreendimento no Líbano foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

O concurso é promovido pela Embaixada do Brasil e Instituto Guimarães Rosa em Beirute, no contexto da inclusão da feira como Patrimônio Mundial da Humanidade e Patrimônio Mundial em Perigo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A premiação será de US$ 1 mil para cada uma das três obras selecionadas, que podem ser fotografias, ilustrações, gravuras até outros tipos de arte possíveis de apresentação em uma imagem digital. O trabalho deve ser inédito e de autoria de cidadãos libaneses que moram no Líbano ou exterior, além de não libaneses que moram no Líbano.

Chamado de feira, o local foco do concurso é um complexo arquitetônico, com espaço para exposições, conhecido como uma das obras representativas da arquitetura moderna do século 20 no Oriente Médio árabe. O edifício principal é um grande hall coberto em forma de bumerangue e flexível para realização de exposições.

A inscrição para participar do concurso “Feira de Trípoli: aos meus olhos” é gratuita e online. Ela deve ser feita através de formulário. Cada pessoa pode concorrer com até cinco obras. Os critérios de avaliação das obras de arte serão a criatividade, a qualidade técnica e a aderência ao tema. Trabalhos selecionados integrarão uma exposição.

Confira aqui as regras (em inglês) e o formulário de inscrições.