Nota do ICArabe: condecoração ​ao embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben

Sex, 24/11/2023 - 12:20
Publicado em:



O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) saúda a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Itamaraty, que concederam ao embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, decano dos embaixadores árabes no país, a mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco, a Grã Cruz, na terça-feira (21), em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty.
 

A honraria, intitulada em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco, consta de cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

É a mais alta condecoração da diplomacia brasileira e homenageia pessoas físicas, jurídicas, corporações militares, instituições civis nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços e méritos excepcionais.

A homenagem, que ocorre em um momento extremo de massacre dos palestinos, torna-se um símbolo de solidariedade e de reconhecimento da luta de um povo que vem resistindo há mais de sete décadas pelo direito inalienável à autodeterminação, à independência nacional e à soberania. 

 

Murched Omar Taha 

Presidente do Instituto da Cultura Árabe