Mostra apresenta arte de mulheres do acervo do Itamaraty

Sex, 08/03/2024 - 04:27
Publicado em:

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil promove a partir da sexta-feira (08), quando será celebrado o Dia Internacional da Mulher, exposição virtual no Flickr com fotos de obras artísticas feitas por mulheres e que compõem a coleção da pasta. 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil lança na sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, mostra virtual com fotografias de obras de artistas mulheres. As peças integram o acervo artístico, histórico e de representação do Itamaraty, em Brasília, e vão compor a exposição “Elas no Itamaraty: Artistas Mulheres no Acervo do Ministério das Relações Exteriores”. As fotos poderão ser vistas em álbum da conta do MRE na plataforma FlickrNa imagem acima, a sede do Itamaraty, na capital federal.

De acordo com nota divulgada pelo ministério, atualmente, menos de 10% das obras da coleção do Itamaraty são de autoria feminina. Entre os artistas e designers do acervo, cerca de 20% são de mulheres. No entanto, a pasta informa que vem buscando, ao longo do último ano, enfatizar e promover a diversidade cultural, regional, étnica, racial e de gênero brasileira da coleção, com o apoio de sua Comissão de Acervo Artístico e Histórico.

A exposição buscará ampliar a visibilidade de algumas das principais obras presentes na coleção, celebrar a contribuição de artistas mulheres, enfatizar a importância do acervo como instrumento para as atividades de representação diplomática e incentivar a diversificação, cada vez maior, do acervo sob guarda do Itamaraty. “Ao celebrar, no Dia Internacional da Mulher, o aporte de artistas mulheres para a representação do Brasil no mundo, o Itamaraty reafirma a prioridade conferida à promoção da igualdade de gênero”, informou o ministério.

 

Crédito da foto: Vania Mignone - obra sem nome