Líbia realiza eleições tranquilas, apesar das previsões de turbulência para o país

Sex, 13/07/2012 - 16:03
No sábado, dia 07 de julho, 1,6 milhões de líbios (60% dos 2,7 milhões de eleitores) compareceram às urnas pela primeira vez em quase 50 anos, após a queda e a morte do ditador Muammar Kadafi, para eleger os membros da Assembleia Nacional da Líbia, que elaborará a Constituição do país. Foram mais de 3702 candidatos e mais de 100 partidos. As eleições ocorreram de forma pacífica na maioria dos locais de votação no país, exceto no Leste, onde foi registrada uma morte após um homem ainda não identificado abrir fogo numa tentativa de sabotagem num dos colégios eleitorais.

“Os especialistas apontavam que a Líbia entraria no caos, na guerra civil. As eleições ocorrem numa forma tranquila, até surpreendente para o que tinham previsto que aconteceria no país”, afirma o professor Murched Taha, diretor de Relações Internacionais do ICArabe.

Para o Professor Murched, a Aliança das Forças Nacionais, do ex-primeiro-ministro Mahmund Jibril, que reúne 40 pequenos partidos em torno dos responsáveis da revolução, é favorita para liderar a Líbia e deverá coordenar os trabalhos da Assembleia através de uma coalizão com os outras legendas constituintes.

Resultados parciais divulgados na noite de segunda-feira, dia 9, pela Comissão Eleitoral da Líbia confirmam os prognósticos. Diversos veículos da mídia internacional têm noticiado o orgulho dos cidadãos nas ruas de Trípoli pela realização pacífica das eleições.