Cônsul do Líbano no RJ lança livro sobre filosofia em árabe

Qua, 20/09/2023 - 19:35

Alejandro Bittar é diplomata e doutor em Filosofia. Na sede da Câmara Árabe em São Paulo, ele lançou seu livro “A crise do ser e sua mensagem ontológica”, escrito em árabe, falou sobre o tema e deu autógrafos

 

O cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, lançou o livro “A crise do ser e sua mensagem ontológica” nesta sexta-feira (15) e distribuiu autógrafos na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. A edição é em árabe.

Além de diplomata, Bitar é doutor em Filosofia. “É um livro filosófico muito técnico, um olhar novo sobre o pensar filosoficamente, e a importância do pensar, de dar um sentido ao pensamento filosófico nesses tempos em que a máquina, a inteligência artificial está tomando o lugar do pensamento criativo do homem”, disse à ANBA.

Na breve palestra em que falou em espanhol – sua esposa, Fernanda, é argentina – ao público sobre o livro antes dos autógrafos, Bitar mencionou pensamentos de diversos períodos da História. Ele afirmou que as pessoas foram transformadas em mercadorias. “Os homens se tornaram máquinas de consumir passivamente, sem pensar. Por isso mesmo temos que pensar”, declarou.

A reportagem questionou se o livro propõe uma solução para o dilema atual. “Tem uma solução, pensar de outra maneira, dar valor às disciplinas de filosofia, psicologia, sociologia, moral, ética, e até a ciência. A tecnologia é importante, mas não se pode transformar o homem em uma parte da tecnologia. É a tecnologia tem que ser parte do homem”, concluiu o diplomata e filósofo.

Abriram o evento o vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, e o presidente do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Murched Omar Taha. Estiveram presentes cerca de 60 pessoas da comunidade árabe, membros do corpo diplomático e da academia.

mu

mur 2