Debate com presidente do ICArabe dá início à mostra de cinema em homenagem a Mohamed Khan, em SP

Qua, 29/03/2017 - 23:40
Publicado em:

Teve início na última quarta-feira (29), no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em São Paulo, a “1ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo – Especial Mohamed Khan”, que irá até o dia 10 de abril e homenageia o cineasta egípcio, falecido no ano passado e conhecido por dirigir filmes políticos que tratavam de temas sociais e causas como o feminismo no Egito.

A abertura da Mostra foi realizada com um debate sobre cinema, com participação do presidente do ICArabe, Prof. Mohamed Habib, e do professor da USP (Universidade de São Paulo) Mamede Mustafa Jarouche.

Habib, que também é egípcio, discorreu sobre a obra do cineasta em meio a lembranças de sua infância no país árabe. Contou sobre as diferenças entre os cinemas, que revelavam a distinção entre as classes sociais no Egito, com a existência de cinemas de “primeira classe”. O cinema surgiu no Egito no final do século XIX sob influência estrangeira. Apelidado de “Hollywood do Oriente”, era utilizado pelos governos egípcios como forma de propaganda. “Tinham interesse em filmes de alegria, que fizessem o povo fosse feliz. Todo povo tem seu ópio, lá era o das danças (nos filmes)”, exemplificou Habib sobre um dos elementos muito presentes nas películas.

habib

O professor também falou sobre a censura nos filmes. “Havia a censura governamental e da própria população, que não aceitava filmes violentos, pelo menos nos anos 70. O governo também tinha os seus meninos de propaganda”, analisou.

Já o professor Mamede Mustafa tratou do tema do preconceito contra os árabes, estimulado pelo cinema dos Estados Unidos. “Hoje não há condição mais desgraçada que a do árabe. Basta puxar a memória para pensar em inúmeros filmes que colocam o árabe como sub humano, digno de desconfiança e ódio. A indústria cinematográfica dos EUA se dedica a isso”, criticou.

O debate foi mediado pelo produtor da mostra, Amro Saad, que falou sobre a importância de filmes árabes, como os de Mohamed Khan, que tocam em temas sociais. “A cultura do Egito é resultado de experiências no político e no social e o cinema pode mostrar isso, nos levar para essa realidade e para o Egito que não está na mídia”, declarou.

Após o encontro, houve exibição do filme “Antes do Verão”, última produção dirigida pelo cineasta.

Confira aqui a programação completa da mostra. 

Assista ao vídeo com o Professor Mohamed Habib na página do Facebook do ICArabe