Latuff é acusado de antissemitismo por crítica aos bombardeios em Gaza

Sex, 04/01/2013 - 14:36

O ranking foi publicado pela ONG Simón Wiesenthal, que citou o artista como o terceiro do ranking por charges contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o bombardeio a Gaza.

A causa da menção teria sido a publicação, em 20 de novembro, de uma charge crítica às investidas do exército israelense na faixa de Gaza. O desenho foi reproduzido no site americano "Huffington Post". Um dos líderes da Simón Wiesenthal teria pedido a retirada do desenho do blog e acusado o brasileiro de antissemitismo.

Em seu perfil no facebook, Latuff afirmou que recebe com tranquilidade a citação de seu nome na lista divulgada pelo Centro Simón Wiesenthal. “A organização, que leva o nome de um célebre caçador de nazistas, sob o argumento da proteção aos direitos humanos e combate ao antissemitismo, promove a agenda da política israelense. A minha charge que acompanha o relatório mostra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tirando proveito eleitoral dos recentes bombardeios à faixa de Gaza (o ataque foi realizado há dois meses das eleições em Israel). Em novembro desse ano, o rabino Marvin Hiers, fundador do Centro Simón Wiesenthal, me acusou publicamente na Internet de ser ‘pior que antissemita’ por fazer tal crítica através do desenho. Não é por acaso que meu nome foi citado junto com o de diversos extremistas e racistas. É uma estratégia do lobby pró-Israel associar de maneira maliciosa críticas ao Estado de Israel com ódio racial/religioso, numa tentativa de criminalizar a dissidência.”

O cartunista complementa: “Crítica ou mesmo ataque a entidade política chamada Israel não é ódio aos judeus, porque o governo israelense NÃO representa o povo judeu, assim como nenhum governo representa a totalidade de seu povo. Essa não foi a primeira nem será a última vez que tal incidente acontece, e por entender que tais acusações são orquestradas por quem apoia a colonização da Palestina, seguirei com minha solidariedade ao povo palestino.”

Uma petição em defesa de Latuff e pelo fim da manipulação do antissemitismo para fins políticos está disponível no link: http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_fim_da_manipulacao_do_antissemitismo_para_fins_politicos/?wTuAibb