Sessão Averroes exibe filme em parceria com o ICArabe

Seg, 21/06/2010 - 12:31
Publicado em:
Fruto de parceria entre a Cinemateca Brasileira, o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ, a SESSÃO AVERROES de 28 de junho exibe o longa-metragem O conhecimento é o começo, documentário de Paul Smaczny que retrata o encontro entre o maestro judeu Daniel Barenboim e o intelectual palestino Edward Said.

Contando com o apoio do ICArabe – Instituto da Cultura Árabe, a sessão será seguida de debate com a presença de Soraya Smaili, professora da UNIFESP, diretora cultural e científica do Instituto da Cultura Árabe; José Luiz Del Roio, escritor ítalo-brasileiro, fundador do Archivio Storico del Movimento Operario Brasiliano (ASMOB/Instituto Astrojildo Pereira); e Marcus Vinicius de Andrade, maestro e compositor, presidente da Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes/Sociedade Musical Brasileira.

A mediação será feita pelo médico e cardiologista Ricardo Tavares de Carvalho, membro da Diretoria Clínica do Hospital Premier. Destinadas, sobretudo, a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, as SESSÕES AVERROES acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, às 19h00, e são precedidas de uma visita monitorada pelas dependências da Cinemateca. O projeto, batizado em alusão ao filósofo espanhol considerado um dos pais da medicina, conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

28.06 | SEGUNDA | 19h | SALA CINEMATECA PETROBRAS

O CONHECIMENTO É O COMEÇO | FILME E DEBATE COM SORAYA SMAILI, JOSÉ LUIZ DEL ROIO E MARCUS VINICIUS DE ANDRADE | MEDIAÇÃO DE RICARDO TAVARES DE CARVALHO

FICHA TÉCNICA E SINOPSE
O conhecimento é o começo (Knowledge is the beginning), de Paul Smaczny

Alemanha, 2006, 35mm, cor, 115’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Neste filme, verdadeiro libelo à tolerância entre os povos e uma homenagem à amizade, o diretor Paul Smaczny retrata o encontro entre o maestro Daniel Barenboim e o intelectual Edward Said, professor da Columbia University, que culminou na criação da Orquestra Divan Ocidente-Oriente.  O nome Divan vem da tradição árabe de contar histórias, poemas e tocar instrumentos como uma forma de interagir, compartilhar, solidarizar e humanizar. Atualmente, a Orquestra é composta por músicos árabes-palestinos e israelenses com idade entre 26 e 30 anos. Realiza concertos em países do Oriente Médio como Egito, Síria, Líbano, Jordânia, Tunísia e Israel, além de países europeus e nos EUA. Sua sede atual é Sevilha, Espanha.

Entrada franca. Não indicado para menores de 14 anos.

 


CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)