Banda saudita diverte com clipes sobre novas leis

Sex, 26/01/2018 - 10:54
Publicado em:

 

Vídeos sobre a autorização para mulheres dirigirem e o retorno das salas de cinema ao país trouxeram reconhecimento ao grupo musical ‘Most of Us’.

Um tom positivo que abraça as mudanças na Arábia Saudita é o grande atrativo da banda Most of Us (em tradução livre, A Maioria de Nós), que vem ganhando notoriedade pelo mundo com seus dois últimos lançamentos.

O vídeoclipe ‘Saudi Women Driving’, em tradução livre, ‘Mulheres Sauditas Dirigindo’, tem mais de 400 mil acessos no Youtube. É uma paródia da canção ‘Born to Be Wild’ (1968, composta por Mars Bonfire e conhecida pela interpretação da banda canadense Steppenwolf) com uma letra que celebra o fato de o país ter – finalmente – dado a permissão para as mulheres sauditas dirigirem automóveis. A Arábia Saudita era o único país com tal proibição no mundo, e a lei passará a valer a partir de junho deste ano.

Em entrevista por telefone de sua casa em Jeddah, o líder da banda Hasan Hatrash contou um pouco de sua história. Ele teve a ideia da música assim que soube da notícia e resolveu agir rápido para aproveitar o momento. Escreveu a letra, gravou com a banda e editou o clipe em dois dias, e não imaginava que teria tamanha repercussão.

“Foi uma grande chance de celebrarmos essa notícia positiva de nosso país com todo o mundo”, disse. A banda recebeu críticas de muçulmanos mais conservadores, mas segundo Hatrash, os comentários positivos fizeram tudo valer a pena. “Uma garota nos escreveu dizendo que assim que tirar a habilitação, a primeira música que ela irá ouvir no carro será a nossa”, contou Hatrash, emocionado.

Outro sucesso mais recente é o clipe ‘Cinema in Saudi’ (Cinema na Arábia Saudita), em alusão à liberação das salas de cinema no país depois do banimento por 35 anos. A faixa autoral traz imagens divertidas da banda interagindo com personagens e super-heróis de filmes memoráveis ao longo das últimas décadas, como Homem-Aranha e Guerra nas Estrelas. “A ideia foi fazer nossos personagens favoritos cantarem a música junto com a gente, em celebração ao retorno do cinema no nosso país”, disse Hatrash, que além de música e letra também compôs toda a parte gráfica do clipe.

Cantando em inglês e árabe, o quarteto toca Pop Rock, com influências de Jazz e Reggae numa pegada divertida e social, sempre com tom positivo. “O Pop Rock alcança o coração das pessoas rapidamente, elas ouvem e se divertem”, disse o vocalista e guitarrista Hasan Hatrash. Khalid Sharani é o baixista, Amro Hawari, o baterista, e Amer Abbas, o tecladista da banda.

História

O vocalista tem 43 anos viveu por alguns anos em Londres, no Reino Unido enquanto criança, de 1978 a 1984 - seu pai era diplomata -, vivência que trouxe grandes influências musicais, como Bob Marley, Jimi Hendrix, Pink Floyd e Abba. Segundo ele, todos os nomes que fizeram parte da revolução musical dos anos 1970 estão presentes de alguma maneira em seu repertório.

banda 2
Vocalista e guitarrista da banda é autodidata

De volta à Arábia Saudita, crescer em um país refratário à música pop fez dele uma minoria, e era difícil encontrar outros jovens que tocavam instrumentos ou se interessavam por música. “Por um lado, foi muito ruim e frustrante, porque a sociedade não entendia a música como arte, mas por outro, a opressão faz com que você seja mais criativo e queira melhorar cada vez mais”, contou Hatrash, que é autodidata na música e no vídeo.

Ele formou a banda Most Of Us no fim dos anos 1990, mas até dois anos atrás eles só ensaiavam em casa e tocavam na casa de amigos e locais privados, pois era proibido fazer apresentações musicais publicamente. “A partir de 2016, desde que o rei Salman assumiu, é possível se apresentar em lugares públicos pré-determinados, com uma autorização do governo”, contou.

Apesar do sucesso de imprensa e visualizações, o artista contou que a banda não recebeu convites para fazer shows, nem contratos para gravar um álbum ou qualquer outro contato comercial. “Estamos muito felizes com a repercussão, mas nossa situação financeira é bastante precária desde a crise econômica de 2016. A música nos traz esperança.”

Citando Gandhi, o artista disse acreditar que “nós somos a mudança que queremos ver no mundo”, e é otimista sobre o futuro. Ele acredita que a nova geração saudita está mais aberta a mudanças, ao amor e a compreensão. Sobre o futuro da banda, “não vamos parar nunca”, disse ele, e contou ainda que os próximos passos são continuar compondo e tocando músicas autorais sobre os temas mais diversos. “Falaremos sobre o que for interessante, aspectos sociais, sim, mas também músicas leves e alegres sobre a vida”, finalizou.

Para conhecer mais sobre a banda, acesse www.mostofus.rocks.

Veja aqui os videoclipes de Saudi Women Driving e Cinema in Saudi