O Dia da Múmia no Museu Egípcio e Rosacruz: atividade para crianças sobre o mito de Osíris e o processo de mumificação no Egito Antigo - 8 de junho - Curitiba/PR

Seg, 27/05/2019 - 19:39
Publicado em:
0 comments

O Museu Egípcio e Rosacruz, de Curitiba, e o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa, promovem em 08 de junho, na capital paranaense, um “Dia da Múmia”, atividade para crianças de 06 a 12 anos sobre o mito de Osíris e o processo de mumificação no Egito Antigo.

A principal atração do museu curitibano é Tothmea, uma múmia egípcia de cerca de 2,7 mil anos. Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, em setembro do ano passado, ela passou a ser a única múmia egípcia completa em exposição no Brasil. Santos é responsável pela conservação da relíquia.

osiris

Divulgação/Sacerdotisa' conta o mito de Osíris para as crianças

lenda de Osíris é um dos mitos fundadores do Egito Antigo. Filho do Céu e da Terra e rei entre os homens, o deus foi morto por seu irmão, Seth, e teve o corpo desmembrado em 14 partes, que foram espalhadas pelo Egito. Ísis, sua mulher e irmã, reuniu as partes, reconstituiu o corpo e, com a ajuda de sua irmã, Nephthys, e do deus chacal Anúbis, executou o ritual da mumificação.

Osíris vence a morte, ressuscita e dá à humanidade a promessa de vida eterna, transformando-se em soberano do além. O deus é considerado a primeira múmia e desta maneira é representado nos entalhes e estátuas. Fruto da união póstuma entre Osíris e Ísis, Hórus torna-se o rei legítimo do Egito.

Serviço

Dia da Múmia
Doa 08 de junho, às 14 horas
Museu Egípcio e Rosacruz
Rua Nicarágua, 2620, Bacacheri – Curitiba, PR
Para crianças de 06 a 12 anos, pais ou responsáveis
Para se inscrever, enviar o nome e a idade da criança, e o nome e as informações de contato do responsável para museu@amorc.org.org
Ingresso: R$ 10,00 (pagar no dia da atividade)
Mais informações: (41) 3351-3024