Unesco discute futuro da língua árabe

Qui, 19/12/2019 - 02:53
Publicado em:

Evento celebrou o Dia Mundial da Língua Árabe com acadêmicos e artistas. O tema deste ano foi: ‘Língua Árabe e Inteligência Artificial’.

Em celebração ao Dia Mundial da Língua Árabe, comemorado em 18 de dezembro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promoveu um evento em sua sede em Paris, França. A instituição organizou uma rodada de debates sob o tema “Língua Árabe e Inteligência Artificial”, além de um concerto.

Para o evento foram convidados acadêmicos, artistas e representantes de instituições especializadas no idioma. Eles discutiram três tópicos. O primeiro, o impacto da inteligência artificial na preservação e promoção da língua árabe. O segundo, a informatização do idioma e o futuro cognitivo dele. Por fim, outro debate foi sobre o lançamento da pesquisa regional ‘Árabe como porta de acesso e transmissão de conhecimento’.

A celebração foi organizada com a Delegação permanente do Reino da Arábia Saudita na Unesco e parceria da Fundação Sultan Bin Abdulaziz Al Saud.

A programação incluiu o show da cantora palestina Dalal Abu Amneh. Ela se apresenta acompanhada por um grupo de seis músicos. Ainda nesta quarta-feira, a Unesco celebra o Dia Internacional dos Migrantes.

As datas comemorativas criadas pela Unesco para algumas línguas buscam celebrar a multiplicidade e diversidade cultural dos idiomas. O objetivo também é promover a equidade das línguas oficiais utilizadas pela organização em suas agências. Além do árabe, existem datas para o chinês (12 de novembro), inglês (23 de abril), francês (20 de março), russo (6 de junho) e espanhol (12 de outubro).

 

Legenda da foto; MAJDI FATHI / NurPhoto/ AFP