Artista libanês apresenta palestra-performance virtual

Sex, 20/11/2020 - 12:25
Publicado em:

 

O ator, diretor, dramaturgo e artista visual libanês Rabih Mroué se apresenta na plataforma de intercâmbio internacional Complexo Sul no dia 23 de novembro, em estreia mundial, com legendas em português.

O ator, diretor, dramaturgo e artista visual libanês Rabih Mroué fará a estreia mundial de sua palestra-performance “Antes de cair procure o amparo da sua bengala – uma palestra não acadêmica de Rabih Mroué” na plataforma de intercâmbio internacional Complexo Sul, na próxima segunda-feira (23), às 19 horas. O evento virtual ao vivo será apresentado em inglês e contará com legendas em português. A apresentação é única e pode ser vista no Youtube.

O Complexo Sul, na qual se dará a performance de Mroué, é um evento que reúne várias atividades artísticas e é de iniciativa do coletivo e núcleo de trabalho Complexo Duplo, liderado por brasileiros. A primeira edição ocorreu no Rio de Janeiro e a deste ano, que é a segunda, ocorre de 02 de novembro a 18 de dezembro, com palestras, espetáculos e encontros, tudo online.

Mroué é radicado em Berlim, na Alemanha, e já esteve no Brasil durante a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (foto) em 2017. Ele é um dos maiores nomes na investigação do gênero palestra-performance, em que artistas visuais, dançarinos e atores fundem uma palestra acadêmica a uma performance artística, borrando os limites entre ficção e realidade.

Em seu novo trabalho, Mroué narra a experiência de um inusitado incidente durante sua preparação para uma exposição de arte na cidade de Salzburg, na Áustria. O artista levanta uma série de questões sobre a relação entre arte e esfera pública. Cruzando suas memórias e pesquisas artísticas a fatos históricos, ele evoca os perversos e intimidadores panfletos lançados por aviões de guerra norte-americanos em diferentes ocasiões, como os bombardeios a Hiroshima e Nagasaki (1945), a Guerra do Iraque (2003-2011), ou ainda a Guerra Civil Libanesa (1975-1990), da qual foi testemunha ocular em sua adolescência. Por meio do relato, o artista convida o público a fazer uma reflexão sobre as fronteiras entre a vida e a arte, e a relação entre arte e esfera pública.

Após a apresentação, haverá um bate-papo com o artista, com a participação do crítico de teatro e professor de filosofia Patrick Pessoa e mediação de Daniele Avila Small, uma das curadoras da Complexo Sul. A conversa contará com tradução para o português.

O artista

Rabih Mroué nasceu em Beirute em 1967. Formado em teatro, seu trabalho transita entre as fronteiras da performance e do vídeo, embaçando os limites entre a ficção e o documentário. Geralmente, os conflitos no Oriente Médio, em especial no Líbano, nas últimas décadas, são temas em sua obra. Mroué é cofundador do Beirut Art Center, editor colaborador da revista TDR: The Drama Review, de Nova York, e diretor de teatro na Münchner Kammerspiele, em Munique, na Alemanha.

Serviço

Palestra-performance “Antes de cair procure o amparo da sua bengala – uma palestra não acadêmica de Rabih Mroué”
23 de novembro, às 19 horas
Transmissão ao vivo em inglês com legendas em português
Youtube