Documentário "Gaza vive" está disponível na internet

Qua, 02/12/2020 - 21:54
Publicado em:

Em 2006, Israel impôs um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo à Faixa de Gaza. O sofrimento dos 1,8 milhão de palestinos na Faixa de Gaza aumentou, e eles estão sob ocupação israelense desde 1967. O que é surpreendente, mas não menos importante que a questão do bloqueio, é a forma como os palestinos se adaptam à situação miserável em que vivem. Este é o tema do filme "Gaza Vive*, que estreiou  no canal do YouTube do Monitor do Oriente, neste dia 2 de dezembro. Clique aqui e assista.  

“Israel acredita que podemos ser varridos da face da terra e tomar nossa terra, mas quanto mais eles aumentarem suas atrocidades, mais nós resistiremos”, diz Abu Anwar Al-Jahjouh, palestino, vendedor de milho em Gaza.

Em uma entrevista ao Monitor do Oriente Médio, o jornalista palestino disse Amjad Abu Seedo:

“Acredito que, apesar do volume de filmes produzidos sobre Gaza, ainda precisamos de muitos mais, e a razão é simplesmente porque o sofrimento em Gaza aumenta e varia a cada momento, e com ele muitos desafios que o povo palestino enfrenta, confrontando a ocupação israelense e a opressão que exerce contra ele. Cada canto em Gaza e na Palestina em geral carrega muitas histórias que precisam ser documentadas. As pessoas em Gaza precisam falar e documentar suas conversas. As histórias de sucesso que surgem em meio ao sofrimento precisam ser transmitidas para que o mundo possa saber que o povo palestino jamais será derrotado. Todos sabem que o conflito atual com a ocupação israelense não é apenas militar, hoje, mas há também uma luta da mídia! Não é segredo para ninguém como Israel, através da mídia internacional, apresenta-se como vítima, enquanto mostra o povo palestino como a fonte do terrorismo. E o que é apresentado na Netflix, como a série israelense Chaos e outras, é a maior prova”. 

(do Monitor do Oriente)