Unesco lança no Brasil o projeto Arab Latinos

Qua, 24/08/2022 - 21:52
Publicado em:

Com a iniciativa, organização quer analisar a cultura árabe contemporânea no Brasil, Argentina, México, Chile e Colômbia. Lançamento foi realizado nesta segunda-feira (22) na sede da Câmara Árabe, na capital paulista.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou nesta segunda-feira (22) o projeto Arab Latinos. A inciativa visa estreitar os laços entre as regiões e mapear o diálogo intercultural contemporâneo entre a América Latina e os países árabes. O evento aconteceu na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista. A iniciativa é realizada no âmbito do Programa do Sultão Bin Abdulaziz Al Saud para o fortalecimento da Língua Árabe na Unesco e do Plano da Nações Unidas para integrar as artes e a cultura em todos os programas.

Além do lançamento, estão sendo realizadas reuniões entre intelectuais de diferentes países e membros da Unesco, que seguem até esta quarta-feira (24) no mesmo endereço. Os encontros contam com apoio da Câmara Árabe. Inicialmente o projeto vai analisar as principais iniciativas e estruturas de promoção da cultura árabe no BrasilArgentinaMéxicoChile e Colômbia.

Durante o lançamento, Angela Melo, diretora de Inclusão Social e Juventude no setor de Ciências Humanas e Sociais da Unesco e do novo eixo Arab Latinos, falou sobre a ambição de ir além deste primeiro evento. “Atualmente é de máxima prioridade a questão do diálogo intercultural, do saber e das capacidades. O que está em causa é promover a ideia de um patrimônio cultural plural e promover a tolerância em um mundo cada vez mais consciente de sua interdependência”, frisou Melo.

Fundação Sultan Bin Abdulaziz Al Saud, instituição da Arábia Saudita, é também apoiadora do projeto. “Este evento se enquadra no nosso interesse em apoiar a difusão da língua e da cultura árabe, levando em consideração essa herança cultural nas coletividades de origem árabe”, disse Salih Alkholaifi, diretor geral da Fundação, que falou de forma remota diretamente do país do Golfo.

Para Osmar Chohfi, presidente da Câmara Árabe, na migração para a América Latina, houve um contexto social que permitiu aos árabes, sobretudo sírios, libaneses e, mais recentemente, palestinos, se incorporarem às sociedades locais com protagonismo e identificação. “Hoje somos milhões de latino-americanos descendentes de árabes, orgulhosos de sua origem, mas plenamente integrados e com grandes contribuições a seus países natais. Tenho a certeza de que o Projeto Arab Latinos vai fazer um apanhado muito generoso e completo desse fenômeno”, disse Chohfi.

ch
Chohfi acredita que projeto vai construir pontes entre as regiões

Por vídeo, Santiago Irazabal Mourão, presidente da Conferência Geral da Unesco e delegado permanente do Brasil junto ao organismo, enviou uma mensagem celebrando a defesa do diálogo intercultural e entendimento mútuo como sendo ações mais necessárias do que nunca. “A visão da Unesco é de que a valorização da nossa herança compartilhada é elemento fundamental para a construção de uma paz sustentável. A cultura árabe tem dado ao longo da história uma contribuição ímpar a constituição de expressões artísticas e sociais da américa latina que precisa ser estudada e estimulada em toda sua complexidade”, apontou ele.

A abertura também contou com a participação em vídeo do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, que também é decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil. “Os árabes deixaram um registro em todas as áreas da vida latino-americana”, disse. O evento teve, ainda, a presença de autoridades e diplomatas, além de intelectuais como a tradutora e professora da Universidade de São Paulo, Safa Jubran.

O encerramento da noite contou com uma apresentação musical do trio Sami e Willian Bordokan e Cláudio Kairuz, e um cocktail.

Na manhã do mesmo dia, houve o anúncio oficial do Prêmio Unesco-Sharjah de Cultura Árabe. Concedido desde 2001, ele foi instituído em colaboração com o governo de Sharjah, uma das sete regiões dos Emirados Árabes Unidos, e está em sua 19ª edição.

Leia aqui sobre o lançamento do 19ª edição do Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe.