Alexandria recebe mostra sobre Dom Pedro II

Qua, 21/12/2022 - 10:49
Publicado em:
Exposição com fotos da viagem do imperador brasileiro ao Egito pode ser vista até o dia 17 de janeiro na Biblioteca de Alexandria, com entrada gratuita.

Quem passar pela cidade de Alexandria poderá ver até o dia 17 de janeiro uma exposição com fotos sobre a viagem do imperador brasileiro Dom Pedro II ao Egito no século 19. A mostra “De Volta ao Egito: um acervo brasileiro de fotografias” traz 91 imagens com informações sobre a viagem, além de um vídeo que apresenta acervo com 300 fotos. A exposição ocorre no Hall Leste de Exposições do Centro de Conferências da Biblioteca de Alexandria, com visitação gratuita.

A mostra foi aberta no dia 14 de dezembro pelo embaixador do Brasil no Cairo, Antonio Patriota (foto de abertura), e pelo diretor da Biblioteca de Alexandria, Ahmed Abdullah Zayed. Trata-se da segunda edição desta exposição, já que uma primeira ocorreu no espaço Gezira Art Center, no Cairo, no final de 2021.

O acervo pertencente ao imperador é o primeiro conjunto de documentos brasileiros incluído na lista de registros do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As fotos são fruto da viagem de Dom Pedro II ao Egito em 1871 e 1876. O imperador visitou cinco países árabes no século 19. Outros países, tais como Jordânia, Líbano e Palestina, também receberam exposições sobre a viagem do monarca para marcar o bicentenário da Independência do Brasil.

Representantes do escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no Cairo participaram da abertura da exposição na Biblioteca de Alexandria. Estiveram presentes o diretor regional e chefe do escritório, Michael Gamal, e a diretora de Relações Internacionais do escritório, Rania Mohamed Hagrass.

O local que recebe a exposição, a Biblioteca de Alexandria, também conhecida como Nova Biblioteca de Alexandria ou Nova Biblioteca Alexandrina, foi construída para recapturar o espírito de abertura e erudição da Biblioteca de Alexandria original. Ela foi aberta há cerca de 20 anos.

 

Serviço:

Exposição de fotos
“De Volta ao Egito: um acervo brasileiro de fotografias”
De 14 de dezembro de 2022 a 17 de janeiro de 2023
Todos os dias das 9h às 17h, exceto sextas-feiras
Visitação gratuita
Mais informações aqui