Cearense organiza expedição fotográfica a países árabes

Qui, 28/02/2019 - 20:54
Publicado em:
Viagem ocorrerá em julho e vai passar por Egito e Líbano. Os turistas terão práticas de fotografia no trajeto. Existe, ainda, a opção de visitar campos de refugiados.

Após percorrer países do Oriente Médio para registrar o dia a dia de crianças em situação de refúgio, a fotógrafa cearense Karine Garcêz fortaleceu seu vínculo com a causa. Depois das primeiras experiências em 2014 e 2015, quando esteve em Beirute, no Líbano, em Gaziantep, na Turquia, e em Yarmouk, na Síria, ela resolveu organizar viagens de grupos brasileiros.

A primeira experiência à frente de uma excursão de Karine foi no ano passado, quando o grupo (foto acima) visitou os campos de refugiados do Líbano de Sabra e Shateela, ‎Ein El Hilweh Camp, Burj Barajneh Camp, e campos sírios no Vale do Bekaa. Na ocasião foram 11 brasileiros na viagem que teve parceria com a agência de viagens Mabattour, localizada em São Paulo.

Neste ano, a expedição fotográfica terá foco mais turístico, e a ideia é que o grupo brasileiro possa também escolher se quer ou não visitar campos de refugiados. “Resolvi mudar o formato da viagem incluindo aulas de fotografia. Com isso, a viagem terá foco no turismo e fotografia, fica a visita aos campos de refugiados como opcional. Eu vou realizar a visita aos campos, fazer o que me propus, mas o grupo será livre para ir ou não. Para quem optar por não ir aos campos será oferecido uma programação extra ou retorno antecipado”, contou Garcêz.

As práticas fotográficas serão orientadas pela profissional. “O que irei fazer é ensinar a eles como melhor fazer uso do equipamento que tem, para ter melhores fotos. Composição, posição das imagens”, explicou a fotógrafa. A saída do Brasil está agendada para o dia 3 de julho.

A primeira parada será no Egito, onde os brasileiros vão visitar as cidades do Cairo e Alexandria. Já no Líbano, o grupo segue por Deir el Qamar, Castelo Moussa, Beiteddine, Byblos, Anjar, Zahle, Ksara, Baalbek, Batroun e Beirute. Já para quem optar por visitar também os campos de refugiados, a excursão segue pelos campos do Líbano de Badawi, em Trípoli, e Sabra e Shateela, e os campos sírios no Vale do Bekaa.

Karine Garcêz é fotógrafa e estudante de Relações Internacionais pela Universidade Federal do Ceará. Mais informações sobre a expedição podem ser obtidas pelo e-mail karineggarcez@gmail.com.